Entre os municípios que se destacaram no tocante à transparência, a prefeitura de Senador Canedo ficou nas primeiras posições do ranking realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
De acordo com o tribunal, essa lista é divulgada todos os anos em consonância com os poderes Executivo, Legislativo e Municipais — em virtude da Lei 12.527/11.
Os pontos avaliados pelo tribunal são a transparência, responsabilizações, que fornecem informações aos cidadãos sobre o que o município está fazendo. As informações mantidas pela prefeitura são patrimônio dos cidadãos.
De acordo com informações do TCM, a avaliação anual cumpre os requisitos da Lei de Transparência. Neste ano de 2021, com base na metodologia recomendada pela resolução 09/2018 da ATRICON, a avaliação foi realizada no período de agosto de 2021 a dezembro de 2021, em todos os 246 municípios goianos.
De acordo com o tribunal, ainda, Senador Canedo alcançou 99,43% no ranking da transparência. Como metodologia de verificação foram observados os parâmetros mínimos uniformes a serem utilizados na fiscalização a cargo dos Tribunais de Contas previstos na Resolução ATRICON nº 09/2018, que aprovou as Diretrizes de Controle Externo Atricon 3218/2018 relacionadas à temática “Transparência dos Tribunais de Contas e dos jurisdicionados”.
À Bandeirantes, secretários de Senador Canedo afirmaram que o prefeito Fernando Pellozo (PSD) prima pela mais absoluta transparência nas contas públicas do município.
“Prefeito sempre diz a seus secretários que seu governo não tem nada a esconder de ninguém”, diz.
Leia mais: Goiás realiza Dia D de Vacinação de influenza e sarampo neste sábado