25.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Semad realiza mais de mil atendimentos na primeira quinzena da Temporada do Araguaia 2022

Após dois anos de paralisação devido à pandemia da Covid 19, região volta a receber grande fluxo de turistas.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realizou mais de mil atendimentos na primeira quinzena da Temporada do Araguaia 2022. Até o momento, foram realizadas 206 abordagens, com lavratura de 17 autos de infração, apreensão de mais de 100 quilos de peixes e outros animais, além de equipamentos de pesca e armas de fogo. Além da fiscalização, ações de educação ambiental para coibir depredação dos recursos naturais já alcançaram 730 visitantes.

A operação foi lançada no final de junho, com a instalação de estandes da secretaria em pontos de maior atração turística, como Aruanã e o distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia. Ao todo, já foram realizados 279 atendimentos nos dois estandes instalados na região, com emissão de 62 licenças de pesca para aposentados e isentos, após o repasse de informações.

Depois de dois anos de suspensão da temporada devido à pandemia da Covid 19, o foco da iniciativa está voltado para as ações de educação ambiental e preservação dos recursos naturais. Titular da pasta, a secretária Andréa Vulcanis lembra que as ações ostensivas serão utilizadas mediante a constatação de irregularidades, mas que o trabalho principal é pedagógico, de conscientização.

“Nossas equipes seguirão percorrendo praias e acampamentos com orientações quanto à destinação adequada dos resíduos sólidos, ações de fiscalização e monitoramento ambiental. O intuito é estabelecer ações educativas para que não haja necessidade de operações ostensivas de combate à pesca predatória”, ressalta Andréa Vulcanis.

Além da conscientização ambiental, equipes visitam acampamentos instalados em praias e às margens do rio, no sentido de dar destinação adequada a todo o resíduo produzido. Cerca de quatro mil sacos de lixo foram distribuídos, a maioria nos 77 acampamentos e 14 ranchos visitados pela Semad. As ações de educação ambiental, com conscientização sobre a preservação do meio ambiente e orientações sobre práticas vedadas no Rio Araguaia, alcançaram 730 visitantes.

Apreensões

Mesmo com todo o trabalho de orientação promovido, foram apreendidos 114,5 quilos de pescados, carnes de dois jacarés, 15 tartarugas vivas, seis galos de rinha e diversos materiais utilizados na pesca predatória, como tarrafas, redes, zagaias, arpões, anzóis, varas de pesca, molinetes e demais ferramentas. Ao todo, foram realizadas 108 abordagens náuticas e 98 veiculares nas ações de fiscalização, com recolhimento de 52 objetos e apreensão de três armas de fogo.

Juntos pelo Araguaia

O Programa Juntos pelo Araguaia é mais uma iniciativa que compõe o trabalho da Semad na região, que segue até o final do mês de julho. Lançada em 2019 pelo Governo de Goiás, em parceria com os governos federal e estadual do Mato Grosso, além da iniciativa privada, a ação visa garantir a recuperação ambiental da bacia do Alto Araguaia e conta com previsão de investimento superior a R$ 43 milhões. Desse total, R$ 18 milhões já estão em execução, com mais de 60% dos lotes 01 e 02 implementados.


Leia mais: Prefeitura de Goiânia concluirá entrega de 21 mil cestas básicas a famílias na próxima quinta (28)

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -