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segunda-feira, 6, maio 2024
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Segundo o Sebrae, apenas 26% das empresas estão operando como antes da pandemia

Em Goiás, 83% dos empregos gerados em 2021, foram pelos Pequenos Negócios. Maior que o percentual nacional de 79% com saldo de 2.645.974 de empregos.

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Apesar de 85% das pequenas empresas estarem operando em Goiás – maior índice de funcionamento de 2021 –, 59% estão funcionando com mudanças em virtude da crise estabelecida pela pandemia da Covid-19. Os dados são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO), divulgados na manhã desta segunda-feira (20).

Em entrevista à Bandeirantes, o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza, fez um balanço das dificuldades e desafios encontrados por empresas e empreendedores. “Tivemos um momento de superação. […] Muitas empresas fecharam as portas e reduziram seu faturamento, mas ao mesmo tempo, 85% das empresas mantiveram-se abertas. O que isso significa? Resiliência, esforço, comprometimento”, disse.

Ainda de acordo com o Sebrae, 26% dessas empresas que se mantiveram abertas estão funcionando da mesma forma que antes da crise, 9% estão com o funcionamento interrompido temporariamente e apenas 6% decidiram fechar a empresa de vez. Em Goiás, 83% dos empregos gerados em 2021, foram pelos Pequenos Negócios. Maior que o percentual nacional de 79% com saldo de 2.645.974 de empregos.

Novos posicionamentos

O Sebrae também apresentou as novas demandas dos consumidores. Durante apresentação dos dados, Antônio Carlos ressaltou que as principais marcas do mundo já fizeram mudanças na maneira em que se comunicam e que pensam seus produtos e serviços, continuando em constante adaptação.

Entre os modos de se comunicar, as marcas adotaram pontos como “todos são bem-vindos”; “sustentabilidade é a nova base dos negócios”; “informações de qualidade e embasamento científico”; “livres para ir e vir”; “os colaboradores importam”.

Ainda segundo o superintendente, o mercado precisou dar um passo além e, não só se atualizar para o presente, mas aproveitar as novidades para se antecipar e surpreender os consumidores. “De agora em diante, experiências que integram o universo digital com o universo físico se tornam, ao mesmo tempo, o básico e o grande atrativo no mercado”.


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