Saúde de Goiás monitora três casos suspeitos de intoxicação por metanol no Estado

Data:

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa o registro de quatro notificações para casos suspeitos de intoxicação por metanol, das quais uma já foi descartada. O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-GO) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) conduzem as investigações e o acompanhamento clínico em conjunto.

Leia Mais: Hugo realiza primeira cirurgia de aneurisma cerebral e amplia capacidade de alta complexidade na rede estadual

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Bebida com metanol: Goiás tem primeiro caso suspeito de intoxicação, diz SES

Confira a situação de cada caso: 

  • Itapaci (GO) 

Paciente do sexo feminino, 25 anos, obesa e portadora de diabetes. Teria consumido bebidas alcoólicas em Guarinos (GO). Permanece internada em estado grave no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), intubada e sedada na UTI, porém apresenta melhora clínica e estabilidade. O CIATox-GO segue acompanhando o caso e orientando a equipe médica local. 

  • Formosa (GO) 

Homem, 20 anos, internado no Hospital Estadual de Formosa (HEF) na sexta-feira (3). O paciente apresentou melhora significativa, com resolução das queixas visuais e exames laboratoriais normais. Recebeu alta médica no sábado (4), em boas condições clínicas e devidamente orientado quanto aos sinais de gravidade. 

  • Padre Bernardo (GO) 

Homem, 47 anos, inicialmente atendido na UPA de Brazlândia (DF) e transferido para o Hospital de Base de Brasília. O paciente, obeso e hipertenso, apresentou insuficiência respiratória aguda, rebaixamento do nível de consciência e pneumonia broncoaspirativa, exigindo intubação e sedação. A equipe recolheu amostras das bebidas encontradas no veículo — entre elas cerveja, vodca, destilados e energético — para análise. Segundo as investigações, os produtos teriam sido comprados em uma localidade conhecida como Vendinha, próxima a Padre Bernardo. O CIATox-DF recomendou medidas clínicas para correção de acidose metabólica (pH 7,1) e distúrbios hidroeletrolíticos. 

  • Bom Jesus (GO) 

Homem, 25 anos, inicialmente classificado como caso suspeito, teve a hipótese de intoxicação por metanol descartada. O Hospital Municipal de Bom Jesus internou o paciente no dia 4 de outubro, após ele apresentar dor abdominal, vômitos e visão turva. O CIATox-GO avalia a possibilidade de outra causa de intoxicação, ainda em investigação. O paciente segue em acompanhamento na unidade de saúde. 

A SES-GO reforça que os casos notificados atendem aos critérios da definição de caso suspeito de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde (2025) e que todas as medidas de monitoramento e investigação epidemiológica estão em andamento.  

Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Aliança completa 68 anos e cobra mais apoio ao futebol feminino

Referência no futebol feminino goiano, o clube mantém atividades ininterruptas na modalidade e soma 16 títulos estaduais

Prefeitura substitui rotatória por cruzamento semaforizado no Parque Amazônia

A Prefeitura de Goiânia substituiu a rotatória do cruzamento...

Pesquisa do Procon Goiás aponta diferença de até 605% nos preços de flores e velas

O levantamento avaliou 32 itens em 20 estabelecimentos, entre os dias 16 e 20 de outubro

HMAP conquista selo que reconhece integração de processos e segurança do paciente

A unidade é o único hospital municipal de Goiás a alcançar esse nível de certificação