A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou está disponibilizando a partir desta segunda-feira (4), a vacina Meningo ACWY (conjugada). Segundo a pasta, a imunização é contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
De acordo com a secretaria de saúde, Goiânia recebeu 3.200 doses da vacina Meningo ACWY.
A Meningo ACWY é indicada para adolescentes de 11 e 12 anos de idade e passa a fazer parte do calendário nacional de rotina. Neste caso, segundo a SMS, a nova vacina vai substituir, nos adolescentes, a meningo C que é oferecida na rede pública, aumentando a imunização contra os outros três tipos de sorologia. Em crianças menores de cinco anos ainda será aplicada a meningo C, com doses aos 3 meses, 5 meses e reforço aos 12 meses.
A Secretaria de Saúde lembra que outras vacinas previstas no Calendário Básico de Vacinação e disponibilizadas pelo SUS também protegem contra vários agentes causadores de meningite: BCG (meningite tuberculosa), a tríplice Viral (meningite por sarampo e caxumba), a pentavalente (meningite por Haemofilos influenza e b em crianças abaixo de 5 anos), meningocócica C conjugada e pneumocócica10.
Meningite
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias vírus, parasitas e fungos, ou, ainda, por processos não infecciosos.
Leia mais:
Número de casos de coronavírus em Goiás chega a 850