A bola vai rolar para a Copa do Mundo de 2026. Nesta quinta-feira (11), as seleções do México e da África do Sul se enfrentam às 16h (horário de Brasília), no Estádio Azteca, na Cidade do México, pela partida de abertura do torneio. A Rádio Bandeirantes transmite o confronto ao vivo.
Um dos países-sede da competição, ao lado de Estados Unidos e Canadá, o México inicia a caminhada diante de sua torcida com o objetivo de igualar sua melhor campanha em Mundiais. Os mexicanos chegaram às quartas de final apenas duas vezes na história, justamente quando sediaram a competição, em 1970 e 1986.
A equipe comandada por Javier Aguirre vive bom momento. Em 2026, disputou oito partidas, com seis vitórias e dois empates, mantendo-se invicta na temporada.
Do outro lado, a África do Sul chega pressionada para a estreia. A seleção africana ainda não venceu neste ano, acumulando três empates e duas derrotas. Nos últimos amistosos preparatórios para a Copa, empatou com Nicarágua e Jamaica.

Experiência e juventude no México
Entre os destaques mexicanos está o goleiro veterano Guillermo Ochoa. Ele disputa sua sexta Copa do Mundo, marca alcançada por poucos jogadores na história do futebol. Outro nome que chama atenção é o atacante Gilberto Mora, de apenas 17 anos. O jovem pode se tornar um dos atletas mais novos a marcar um gol em Copas do Mundo.

África do Sul aposta em classificação histórica
A equipe treinada por Hugo Broos garantiu vaga direta no Mundial após liderar o Grupo C das Eliminatórias Africanas. A campanha contou com cinco vitórias, três empates e duas derrotas, sendo encerrada com triunfo por 3 a 0 sobre Ruanda.

Prováveis escalações
México: José Rangel; Jorge Sánchez, César Montes, Johan Vásquez e Jesús Gallardo; Álvaro Fidalgo, Erik Lira e Brian Gutiérrez; Roberto Alvarado, Raúl Jiménez e Julián Quiñones.
África do Sul: Ricardo Goss; Tholo Matuludi, Ime Okon, Olwethu Makhanya e Samukele Kabini; Yaya Sithole, Thalante Mbatha e Themba Zwane; Kamogelo Sebelebele, Tshepang Moremi e Lyle Foster.

Arbitragem
- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
- Assistentes: Bruno Pires e Bruno Boschilia
- Quarto árbitro: Juan Gabriel Benitez
- VAR: Nicolas Gallo
A partida marca o início oficial da maior competição do futebol mundial, que será disputada pela primeira vez em três países-sede e contará com formato ampliado.



