Começa neste sábado o qualifying do Rio Open 2023. No sábado e no domingo, 18 e 19 de fevereiro, 16 tenistas jogarão pelas últimas 4 vagas na chave principal do maior torneio da América do Sul.
Os jogos terão início às 16h, com a abertura dos portões acontecendo às 15h. O qualifying define quatro vagas na chave principal de simples e uma na chave de duplas. Felipe Meligeni, Eduardo Ribeiro, João Lucas Reis e Matheus Pucinelli são os representantes do Brasil já confirmados na disputa de simples e vão em busca da vaga.
Quem vencer dois jogos entra na chave principal do Rio Open, que contará com o espanhol Carlos Alcaraz, número 2 do mundo, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Cameron Norrie, Lorenzo Musetti e outros grandes nomes do tênis mundial, incluindo a despedida de Thomaz Bellucci das quadras, e será disputada entre os dias 20 e 26 de fevereiro.
PUCINELLI GANHA CONVITE PARA O QUALIFYING
O jovem Matheus Pucinelli ganhou um convite para jogar o qualifying do Rio Open 2023. O brasileiro foi beneficiado por alterações na chave e herdou o convite do compatriota Felipe Meligeni, que garantiu vaga direta pelo ranking na fase classificatória.
O chileno Cristian Garin, inscrito no qualifying, garantiu vaga na chave principal. O campeão da edição de 2020 herdou a vaga do convite A+, reservado a um tenista top 10 até próximo do início da competição. Como o convite A+ não foi solicitado, Garin foi promovido para a chave principal.
MUDANÇAS NA CHAVE DE DUPLAS
A chave de duplas também sofreu alterações. O espanhol Marcel Granollers precisou se retirar, e seu parceiro, o argentino Horacio Zeballos, formará dupla com o português Francisco Cabral.
A dupla formada pelo britânico Jamie Murray e o neozelandês Michael Venus também se retirou da competição.