A Secretaria Municipal de Saúde informou que deu início nesta quinta-feira (30) a testagem dos profissionais de saúde para o novo coronavírus. A ação foi iniciada pelo Cais Vila Nova onde 85 profissionais que trabalham na urgência serão testados. Eles foram escolhidos por meio de sorteio.
Segundo a SMS, a meta é testar 30% dos profissionais de saúde que trabalham em todas as unidades de urgência da rede pública do município.
A diretora de Epidemiologia da Superintendência de Vigilância em Saúde, Grécia Carolina Pessoni, explicou porque os profissionais testados foram escolhidos através de sorteio: “Usamos essa metodologia de seleção pegando os profissionais de todos os plantões, tem profissional que vai na unidade uma vez por semana e o dia em que ele estiver trabalhando será testado”, disse.
A metodologia dos teste aplicados é o rápido. Segundo secretária de saúde de Goiânia, Fátima Mrué, esclareceu que esse tipo de testagem não detecta especificamente o novo coronavírus, mas os anticorpos produzidos depois de ocorrida a infecção. “O teste rápido de anticorpos aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus e isso é possível ser verificado porque quando uma pessoa entra em contato com o vírus o organismo passa a produzir anticorpos como um mecanismo de defesa. Com esses testes que também serão estendidos a uma parte da população vamos ter uma ideia mais próxima da realidade de como está a circulação do novo coronavírus no meio de nossos profissionais de saúde e também da população em geral de Goiânia”, conclui.
A SMS informou que recebeu do Ministério da Saúde 7.200 testes rápidos (6.000 chegaram ontem) e que também está comprando mais 25 mil. A maior parte desse tipo de teste será utilizada no “inquérito sorológico” da população a ser realizado após a testagem dos profissionais de saúde.
Leia mais:
UFG cria rede de laboratórios para diagnosticar casos de coronavírus