Primeiros beneficiários do Renda Família já podem ir às compras em Goiânia

0

A prefeitura de Goiânia anunciou nesta terça-feira (9) a entrega dos primeiros cartões aos beneficiários do Renda Família. O município pretende nos próximos dez dias atender cerca de mil pessoas que receberão, cada uma, o auxílio de R$ 300,00.

Ainda de acordo com a prefeitura, as pessoas que tiverem o perfil para o programa podem realizar as inscrições até o próximo dia 31. Os beneficiários podem usar os cartões em 648 estabelecimentos comerciais da capital, que estão credenciados à empresa gestora.

O programa lançado em 22 de fevereiro foi proposta de campanha do prefeito Maguito Vilela (MDB) e concluído pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). Segundo a Secretaria Municipal de Finanças (Sefins), até agora o Renda Família alcançou quase 4.700 pedidos.

Hoje a prefeitura apresentou a primeira beneficiada do programa, a biscoiteira Janaína Marcório. Moradora do Parque Eldorado Oeste, Dona Janaína afirma que a única renda que tinha antes da ´pandemia da covid-19 era as vendas de biscoitos que fazia na porta Fórum, no Tribunal de Justiça e na Assembleia Legislativa.

“Há cinco anos atendo órgãos públicos, mas atualmente estou sem trabalhar. Fechou tudo, aí não teve como eu ir trabalhar, vender os biscoitos. Estou precisando muito. Tanto que fiz a inscrição no dia que saiu”, explicou.

A prefeitura informa ainda que o valor do Renda Família é debitado direto no cartão e não permite, por exemplo, a compra de bebidas alcoólicas e nem de cigarros. O beneficiário vai receber R$ 300,00 durante seis meses. proposta é socorrer as famílias goianienses que estão passando dificuldades neste período de pandemia.

O secretário de Finanças de Goiânia, Alessandro Melo, informou que as famílias já podem cadastrar os cartões nas operadoras e fazerem as compras.

“As famílias que estão recebendo o cartão já podem habilitá-los no aplicativo da Alelo e irem às compras do mês, já garantindo o arroz e o feijão de forma imediata”, explica o secretário.