Começa a funcionar na próxima segunda-feira (26) o primeiro aparelho de tomografia computadorizada em uma unidade pré-hospitalar, em Goiânia. A máquina ficará na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Domingos Viggiano, no Jardim América.
O aparelho ajudará no acompanhamento de pacientes com a covid-19, pela telemedicina, e tem capacidade para realizar 1.500 exames por mês.
A entrega oficial será realizada na segunda-feira (26), às 8h, pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e secretário de Saúde Durval Pedroso. Cruz destacou que os pacientes terão um tratamento mais rápido e eficaz a partir de agora.
“Por meio do convênio da UFG, que faz o acompanhamento de pacientes pela telemedicina, nós providenciamos esse tomógrafo que, por seis meses, será utilizado no diagnóstico e acompanhamentos de pacientes com Covid-19. Com esse aparelho, os pacientes serão atendidos de forma mais rápida e terão o tratamento mais eficaz”, destaca.
O secretário Durval Pedroso ressalta que os pacientes terão um diagnósticado mais preciso e assim poderá ser atendido com mais adequação.
“A tomografia computadorizada da região torácica do paciente mostra anatomicamente a condição do pulmão dele, possibilitando um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais adequado e, no caso desse convênio com a UFG, ainda vai permitir o acompanhamento pela telemedicina. É, sem dúvida, uma melhoria considerável no tratamento de pacientes infectados com as diversas cepas do novo coronavírus”, pontua.
Além do aparelho, a prefeitura entregará à Upa oito capacetes Helmo, equipamento de respiração assistida que ajuda no tratamento de pessoas com quadros leves ou moderados de covid-19, evitando, asim, a intubação, e 10 respiradores utilizados na intubação de pacientes com dificuldade respiratória.
Leia mais: Covid-19: Goiânia dá continuidade à imunização de idosos a partir de 62 anos