24.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Prefeitura lança pesquisa para ouvir a população na criação do Plano de Mobilidade de Goiânia

De acordo com a prefeitura, o PlanMob Gyn deve ser apresentado no primeiro semestre em 2022

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Nesta quinta-feira (2), a prefeitura de Goiânia lançou a pesquisa “Por Onde Você Anda?” com o objetivo de apurar informações acerca da movimentação da população goianiense e, assim, acrescentar para o Plano de Mobilidade Goiânia.

De acordo com a prefeitura, o PlanMob Gyn deve ser apresentado no primeiro semestre em 2022. Realizada na sistemática das pesquisas origem-destino, ela foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Desenvolvimento em Transportes (LDT).

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, destaca que a política de mobilidade urbana é uma prioridade para a atual gestão e ressaltou que o Plano Diretor de Goiânia, entregue à Câmara Municipal, nesta quarta-feira (1), tem também preocupação com o planejamento da cidade.

“Exemplo disso é que o Plano Diretor de Goiânia, principal legislação a respeito do planejamento da cidade, tem na mobilidade urbana como um dos seus eixos principais. E todo o desenvolvimento da cidade é realizado pensando no ir e vir da população, nas vias e no tráfego de veículos”, diz o secretário.

Para o secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, o levantamento realizado pela atual gestão é algo muito prático e dinâmico e ressaltou a importância da participação da sociedade nesse intento.

“Vamos baratear o processo de coleta de dados, e a própria sociedade será partícipe informando os percursos mais utilizados da cidade para que possamos cumprir os dados do Plano de Mobilidade. Estamos fazendo parcerias com instituições federais e estaduais para que possamos usar ferramentas científicas na elaboração de corredores de ônibus, priorização dos mais frágeis, artérias da cidade”, explicou.

A prefeitura explica que pela primeira vez a coleta de dados será realizada de forma totalmente virtual, uma novidade no país. Para isso, os técnicos da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), desenvolveram um sistema pelo qual a população poderá, acessando o Aplicativo Prefeitura 24 Horas e do portal www.goiania.go.gov.br, responder ao questionário e colaborar no levantamento dos dados para o Plano de Mobilidade.

O secretário da Sictec, André Martins, facilita a participação de toda a população, desta forma democratizando a opinião de todos nessa temática.

“Disponibilizar a pesquisa por meio da Internet, via web, e pelo aplicativo Prefeitura 24 horas, é democratizar o acesso à gestão pública, aproximando a população das decisões”, destaca André.

A pesquisa conta com três partes de perguntas a serem preenchidas. A primeira é a de identificação do indivíduo, ainda tendo a possibilidade de responder de forma anônima. Já a segunda parte procura identificar a principal forma de locomoção de uma pessoa dentro do município. Por fim, é perguntado sobre os hábitos do cidadão em relação à pandemia e sua rotina diária.

Veja o passo a passo sobre como responder a pesquisa:

A pesquisa “Por Onde Você Anda?” pode ser realizada de duas formas: via web, por meio do portal da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br), ou pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas.

Para responder a pesquisa em Web:

● Acesse o site da Prefeitura de Goiânia: www.goiania.go.gov.br;
● Clique no ícone referente a Pesquisa de Mobilidade na página inicial;
● No hotsite (https://www.goiania.go.gov.br/planmob/), clique em “Participe”;
● Já com acesso a pesquisa, responda as três partes até que a mensagem final apareça.

Para responder a pesquisa no aplicativo:

● Acesse o app Prefeitura 24 horas;
● Clique em “Serviços” na tela inicial;
● Escolha o ícone “Pesquisa de Mobilidade”;
● Responda a pesquisa até que ela seja finalizada.


Leia mais: Rogério Cruz discute com presidente da CMTC melhorias para o transporte coletivo

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -