A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta semana um mutirão de ultrassonografias na região Oeste da capital. A iniciativa vai oferecer 410 exames, com atendimentos realizados até quinta-feira (16) na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro São Francisco e, de sexta a domingo (17 a 19/10), no Goiânia + Humana, no Conjunto Vera Cruz.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, os atendimentos contemplam tanto demanda espontânea quanto pacientes que aguardam nas filas do município. “Estão sendo ofertados diversos tipos de ultrassonografias, como mamária, transvaginal, de abdome total, de tireoide, de aparelho urinário e de próstata. “Eu aguardava este exame há alguns meses. Fiquei muito feliz porque a equipe de saúde me atendeu aqui no meu bairro, bem perto de casa”, contou a moradora.
O mutirão integra a campanha Outubro Rosa. Ele foi viabilizado por uma emenda parlamentar da deputada federal Silvye Alves, que destinou R$ 1 milhão à iniciativa. A superintendente de Regulação, Avaliação e Controle da SMS, Paula dos Santos, destacou que a ação reduz filas de espera e agiliza diagnósticos. “A demanda por ultrassonografias é hoje um dos maiores gargalos da regulação do município e o mutirão amplia a capacidade de oferta dos exames da nossa rede, oportunizando diagnóstico mais ágil para a população”.
Para a paciente Maria de Lourdes Silva, moradora do Bairro São Francisco, a ação trouxe comodidade. “Eu aguardava este exame há alguns meses e fiquei muito feliz por conseguir ser atendida aqui no meu bairro, bem perto de casa”, contou a moradora.
Leia Mais: Governo de Goiás seleciona 250 agricultores familiares para o Programa de Melhoramento Genético Bovino
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Outubro Rosa: ampliação de exames preventivos
Em alusão à campanha de conscientização e combate ao câncer de mama e do colo do útero, a SMS ampliou a oferta de mamografias. A secretaria também aumentou a realização de exames citopatológicos (papanicolau). Segundo a superintendente, não há filas para esses exames nas unidades básicas, que podem receber o pedido e agendar o atendimento.
No Hospital Araújo Jorge, parceiro da campanha, ainda estão disponíveis 400 vagas para mamografias. O secretário Luiz Pellizzer reforçou a importância da prevenção: “Neste mês de alerta para a saúde da mulher, é fundamental que ela busque assistência e não deixe o cuidado com a vida para depois”.