As tão esperadas chuvas que caíram em Goiânia neste final de semana, após longo período de seca, trouxeram também ventos fortes que causaram ocorrências de quedas de árvores e galhos em vários bairros. Equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) estão trabalhando para fazer a retirada e desobstruir as vias públicas.
Assim que são abertos os chamados, as equipes de plantão se deslocam aos locais indicados para averiguação e providências. Caso a árvore ou galho estejam em contato com a fiação elétrica, a Enel é acionada para dar suporte e desligar a rede, a fim de possibilitar que os colaboradores façam a remoção em segurança.
De acordo com os pedidos registrados, cerca de 36 árvores e 25 galhos foram retirados em diversos setores. Em seguida, todo material recolhido é reaproveitado. Os galhos mais finos são triturados e usados no processo de compostagem.
Troncos mais grossos são utilizados para a confecção de bancos, mesas, cadeiras e pergolados que ornamentam praças, canteiros e espaços públicos e outros são usados como lenha. Nesta semana, a Praça do Berimbau, no setor Jardim Guanabara, recebe novos bancos para otimizar o espaço.
Nesta segunda-feira, (27), equipes encontram-se no Jardim da Vitória II, Bairro Ipiranga, Residencial Porto Seguro, Centro, Parque Atheneu e Sudoeste atendendo novas demandas dos munícipes.
Ao avistar uma árvore ou galho caído, a população pode acionar os serviços da Companhia por meio do WhatsApp 62 98596-8555, Central de Atendimento ao Cidadão 3524-8555 e 3524-8500 ou ainda pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas.
Leia mais: Cinco cidades de Goiás sofreram com falta de energia após as chuvas do final de semana