Nesta quarta-feira (15), a prefeitura de Goiânia lançou, na Rua 242, esquina com Rua 222, no Setor Universitário, na capital, a segunda etapa do projeto Disque-Árvore.
O nascimento do programa foi em 2021 e tem a finalidade de plantar mais árvores nativas do Cerrado em calçadas. O plantio deve ser feito pela Agência Municipal do Meio Ambiental (Amma) com, segundo a pasta, solicitação dos moradores.
Em sua fala, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), disse que busca aumentar a preservação do meio ambiente na capital.
“Nosso objetivo é tornar Goiânia a cidade mais verde do mundo, e o Disque-Árvore tem papel fundamental nesta caminhada. Alcançamos 5.534 mudas plantadas na primeira edição, e contamos com a participação dos goianienses para ultrapassar esse número”, afirma.
Como solicitar
A solicitação pelo Disque-Árvore é feita via WhatsApp (62) 99639-7495 — segundo a prefeitura. O cidadão responderá formulário do Google, enviará dados pessoais e fotos da calçada. Os técnicos da Amma avaliam as condições do local e indicam a melhor espécie a ser plantada.
Ainda de acordo com a Amma, a partir disso, o plantio será agendado e, na data e local estipulados, a equipe o realizará de forma correta, e, também, orientará sobre os cuidados.
Em novembro, de 2021, a prefeitura realizou uma ação ambiental histórica, o ArborizaGyn. A iniciativa da Amma em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realizou o plantio simultâneo de 50 mil mudas de árvores nativas do Cerrado em apenas 30 minutos no Residencial Três Marias, Parque Macambira e Parque Cascavel.
Leia mais: Sem novo adiamento, julgamento do caso Valério Luiz continua em andamento nesta segunda-feira