A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), vem reforçando a fiscalização contra fios irregulares instalados nos postes da cidade. Até o momento, foram lavrados 256 autos de infração relacionados a cabos soltos, rompidos ou mal esticados, que comprometem a segurança pública e prejudicam a estética urbana.
Desses registros, 62 casos envolvem fios rompidos, enquanto 194 referem-se a cabos que não estavam devidamente tensionados. A Prefeitura notificou as empresas de telefonia e internet responsáveis para que realizem as correções e manutenções necessárias.
O superintendente de Ordem Pública da Sefic, Luiz Lucas Alves Júnior, destaca os riscos envolvidos: “Fios soltos ou rompidos podem provocar acidentes e até tragédias caso entrem em contato com cabos da rede elétrica. Por isso, é papel do poder público garantir que as empresas cumpram a obrigação de manter a organização dos fios nos postes”.
Ao todo, 95 empresas foram mapeadas como responsáveis pela instalação e manutenção desses cabos na capital. A ação da Prefeitura tem respaldo na Lei Municipal nº 8.785/2016, que regulamenta o ordenamento dos fios em postes. Além disso, o Ministério Público de Goiás atua como mediador nas tratativas com as empresas.
Leia Mais: Prefeitura de Goiânia oferece atendimento presencial para tirar dúvidas sobre aprovação de projetos pela Vigilância Sanitária
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Fiscalização
A fiscalização ocorre diariamente por meio de quatro equipes de auditores fiscais de posturas, que contam com apoio técnico da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). A Prefeitura envia as notificações pelos Correios, e as empresas têm um prazo para responder e regularizar a situação.
Quando autuadas, as empresas têm até 10 dias para apresentar recurso contra as multas aplicadas. Em todos os casos, a Prefeitura define um prazo para que os responsáveis ajustem os fios irregulares, o que ajuda a tornar a cidade mais segura e organizada.