A Prefeitura de Goiânia passou a oferecer, a partir deste domingo (20), um ponto fixo de vacinação dentro do Zoológico da capital. A iniciativa integra as estratégias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para ampliar o acesso às vacinas, inclusive aos fins de semana.
A sala de vacinação vai funcionar nos dias de abertura do parque, de quarta a domingo, das 8h às 16h, com todas as vacinas previstas no calendário do Ministério da Saúde — exceto a BCG e a dose contra a dengue. Estarão disponíveis imunizantes para recém-nascidos, crianças, adultos e idosos.
Durante visita ao local, o prefeito Sandro Mabel destacou a importância da nova estrutura. “O Zoológico está cada dia mais bonito, e bonito também é cuidar de quem a gente ama. Já temos mais de 80 postos de vacinação espalhados pela cidade e, agora, também aqui no Zoo”, afirmou. Ele ainda lembrou que, no primeiro sábado de cada mês, 22 unidades funcionarão nas diferentes regiões de Goiânia.

União de saúde pública com lazer
A supervisora do parque, Jamile França, explicou que a ação busca unir saúde pública e lazer, aproveitando o fluxo de visitantes do espaço. “A ideia é conscientizar sobre a importância da vacinação e oferecer mais um local para que a população possa se imunizar”, disse. Ela também ressaltou que o Zoológico tem papel educativo. “A pessoa vem passear, às vezes não tem tempo no dia a dia, e já aproveita para se vacinar.”
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, afirmou que a iniciativa pretende ampliar o alcance da vacinação. “A circulação de pessoas aos finais de semana no Zoológico é muito grande, então é uma ótima oportunidade para facilitar o acesso da população”, disse. Segundo ele, a intenção é expandir pontos de vacinação para outros locais estratégicos que funcionam nos fins de semana.
Responsável pela administração do Zoológico, o secretário executivo da Secretaria de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp), José Neto, também comemorou a medida. “A implantação do ponto de vacinação aqui dentro é uma conquista importante para Goiânia. Isso só foi possível graças ao empenho e à dedicação de toda a equipe”, ressaltou.
O analista de RH Victor Lucas Araújo dos Santos, de 29 anos, aproveitou a oportunidade para se vacinar durante o passeio. “Achei a iniciativa excelente. É importante porque alcança mais pessoas. E foi supertranquilo, não doeu e foi rápido”, comentou.
Leia Mais: Hugol alerta para aumento de afogamentos infantis nas férias escolares
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Espaço acolhedor para pessoas com TEA
Além da sala de vacinação, o Zoológico agora conta com um espaço de acolhimento para visitantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A estrutura foi criada após a equipe identificar aumento no número de pessoas com TEA frequentando o local.
“Eles se sentem bem aqui, por conta da natureza e da liberdade do espaço. Criamos esse cantinho com apoio de psicólogos e terapeutas. Tudo para garantir conforto e acolhimento às famílias”, explicou a supervisora Jamile França.
