O prefeito Sandro Mabel entregou, nesta sexta-feira (29), uma série de melhorias no Corredor da Avenida Universitária, em Goiânia. As intervenções incluem a implantação da “Onda Verde”, retirada do semáforo de conversão à esquerda para a Rua 96, criação de um novo ponto de Direita Livre e a revitalização completa da sinalização vertical e horizontal.
Segundo a prefeitura, os estudos técnicos orientaram as mudanças, que visam reduzir congestionamentos, aumentar a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres e priorizar o transporte coletivo.

Redução no tempo de deslocamento
Com a sincronização dos semáforos no corredor, espera-se reduzir o tempo de deslocamento em até 30%.
“É um corredor importante e que ficava congestionado por falta de alguns pontos que precisavam ser melhorados. Nós fizemos todas as intervenções da Praça Cívica até a rotatória do Vila Nova”, afirmou o prefeito Sandro Mabel, ao anunciar que a Avenida 85 será a próxima a receber melhorias.
Leia Mais: Goiás e Japão avançam em tratativas para exploração de Terras Raras
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Intervenções técnicas
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcisio Abreu, explicou que os dados de tráfego embasaram as decisões.
“O semáforo de conversão à esquerda para acesso à Rua 96 foi removido após avaliação que indicou baixo volume de veículos e filas curtas absorvidas pelo recuo existente. O local recebeu sinalização de ‘Parada Obrigatória’”, disse.
Entre as mudanças também está a reorganização da Praça Universitária, que recebeu nova pintura de sinalização horizontal e placas verticais. A Prefeitura proibiu o estacionamento em áreas de giro, rotatórias e baias de embarque e desembarque.

Quarto corredor entregue
Com a entrega da Avenida Universitária, Goiânia passa a contar com quatro corredores viários requalificados. Já estão em funcionamento o Castelo Branco/Mutirão, o Jamel Cecílio/136 e o 24 de Outubro.
Durante a entrega, o vereador Anselmo Pereira destacou os avanços da mobilidade na capital:
“A Direita Livre é uma realidade, e a metronização é exemplo para outros municípios. O transporte coletivo está sendo tratado como prioridade e isso é fundamental para que possamos, no futuro, deixar o carro em casa e circular de ônibus com dignidade.”