32.8 C
Goiânia
domingo, 11, janeiro 2026

Prefeitura de Goiânia alerta para prevenção à dengue no período chuvoso

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça o alerta para a prevenção e o combate à dengue durante o período chuvoso, quando há maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Especialistas destacam que a participação da população é decisiva para evitar uma nova epidemia da doença e a sobrecarga do sistema de saúde.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flávio Toledo, a atenção precisa ser redobrada neste momento. “Nesta época de abundância de chuvas, o cuidado com a dengue precisa ser prioridade em todas as casas, para que a gente consiga controlar o avanço da doença. Nossa orientação é que toda a área interna e externa dos imóveis seja inspecionada regularmente, evitando o acúmulo de água e a formação de criadouros do mosquito”, afirmou.

Primeira semana epidemiológica de 2026

Na primeira semana epidemiológica de 2026, entre os dias 1º e 8 de janeiro, a rede de urgência e emergência da capital registrou 159 atendimentos a pacientes com sintomas de dengue. Segundo o médico e assessor técnico da SMS, Frank Cardoso, ainda não há aumento expressivo de casos, mas o cenário exige atenção. “Existe um comportamento sazonal da doença, com elevação típica nos primeiros meses do ano. Se não houver prevenção, isso pode evoluir para uma epidemia, com impacto direto na demanda por leitos, exames e atendimentos emergenciais”, alertou.

Flávio Toledo reforça que a dinâmica de transmissão da dengue está diretamente relacionada aos hábitos cotidianos da população e às condições dos ambientes privados. “Grande parte dos focos está dentro das residências, locais onde o poder público não consegue atuar de forma contínua. Por isso, o engajamento da sociedade é fundamental”, destacou.

Leia Mais: Governo de Goiás digitaliza prontuários do SUS dos últimos 20 anos e lidera modernização da Saúde no país

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Cuidados essenciais

Entre as principais orientações da SMS estão a limpeza periódica de calhas e ralos, o uso de tampas adequadas em caixas d’água e o tratamento regular da água de piscinas com cloro. Também é recomendada a limpeza das paredes e do fundo das piscinas, além da filtragem e recirculação da água sempre que possível.

Outras medidas importantes incluem o descarte correto de pneus, garrafas PET, recipientes e entulhos, bem como a manutenção de pratos e vasos de plantas com areia. A SMS orienta ainda que a população receba os agentes de combate às endemias. “Eles não estão ali para punir, mas para orientar e realizar uma inspeção técnica que ajuda a proteger toda a comunidade”, concluiu o superintendente.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -