A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inicia nesta semana o período de matrículas para estudantes novatos na rede municipal de ensino. A solicitação de vagas para as escolas municipais começa na segunda-feira (5), a partir das 12h, enquanto para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs) o prazo tem início na terça-feira (6), no mesmo horário. Todo o processo será realizado exclusivamente de forma on-line, pelo site www.sme.goiania.go.gov.br.
Esta é a segunda etapa do processo de ingresso na rede municipal. A primeira ocorreu a partir de 18 de novembro, com o cadastro antecipado dos estudantes, também realizado pela internet. Apenas os pais ou responsáveis que concluíram essa etapa prévia poderão solicitar a vaga neste momento.
A terceira e última fase será a confirmação da matrícula. Para as escolas, os responsáveis devem confirmar a matrícula presencialmente na unidade educacional em até dez dias úteis após a solicitação. Já nos Cmeis e CEIs, a Secretaria divulgará a lista das crianças contempladas nas vagas da Educação Infantil no dia 16 de janeiro, às 18h. Os responsáveis terão, então, até dez dias úteis para efetuar a confirmação presencial na unidade indicada.
Leia Mais: Equatorial Goiás alerta para riscos de fogos de artifício próximos à rede elétrica
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Atendimento na rede municipal
A Rede Municipal de Educação de Goiânia atende, nas escolas, estudantes do Ensino Fundamental completo, do 1º ao 9º ano, turmas de pré-escola para crianças de 4 e 5 anos e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 1º ao 4º ano.
Nos Cmeis e CEIs, são atendidas crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, em período integral. Para efetivação da matrícula, é necessário que a criança tenha completado 6 meses de idade até o dia 31 de março.
Vagas ofertadas
Para o ano letivo de 2026, a Prefeitura de Goiânia vai ofertar 36.744 vagas para estudantes novatos na rede municipal. A rede destina 18.688 vagas à Educação Infantil e 10.504 aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A rede atende 6.406 vagas nos anos finais do Ensino Fundamental e destina 1.146 à Educação de Jovens e Adultos.
Além disso, o município vai abrir cerca de 1,2 mil novas vagas na Educação Infantil no início do próximo ano letivo. A Prefeitura ampliará a oferta com a construção de 55 novas salas em unidades educacionais. Desse total, implantará 48 salas em Centros Municipais de Educação Infantil e sete em escolas de Ensino Fundamental. As obras atendem à determinação do prefeito Sandro Mabel, que estabeleceu como meta zerar a fila de espera por vagas na Educação Infantil e ampliar a oferta em toda a rede municipal.


