A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforçou o alerta à população sobre a importância da prevenção às arboviroses diante da previsão de novas chuvas para os próximos dias. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as precipitações devem continuar na capital, aumentando o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a principal preocupação neste momento é o crescimento dos casos de chikungunya. Em 2026, Goiânia já contabiliza 272 casos confirmados da doença, número superior ao registrado durante todo o ano de 2025, quando foram confirmadas 163 ocorrências.
Na comparação entre os primeiros meses dos dois anos, o aumento chega a 189%. Já em relação à dengue, a capital registrou 24.245 casos confirmados até a semana epidemiológica 23 deste ano, contra 22.865 notificações no mesmo período de 2025, representando crescimento de 6%.
Segundo a SMS, o município realiza visitas de agentes de endemias, aplicação de inseticidas e instalação de armadilhas para monitoramento do vetor. Mesmo com essas ações, a participação da população é essencial para conter o avanço das doenças.

Principais recomendações
As recomendações incluem manter caixas d’água, tonéis e reservatórios tampados e eliminar recipientes que acumulem água. Também é importante limpar calhas, lajes e ralos com frequência e descartar corretamente pneus, garrafas e embalagens.
A secretaria orienta os moradores a trocar diariamente a água dos recipientes de animais de estimação e a manter piscinas tratadas. Também reforça a importância de permitir a entrada dos agentes de endemias nas visitas domiciliares.
A população deve ficar atenta aos sintomas das arboviroses, como febre, dores no corpo, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele e dores intensas nas articulações. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para avaliação médica e início do acompanhamento adequado.
Segundo a SMS, o diagnóstico precoce é fundamental para reduzir complicações e contribuir para o controle da transmissão dessas doenças na capital.




