Prefeito Sandro Mabel anuncia obra para reduzir alagamentos na bacia do Córrego Botafogo

Data:

O prefeito Sandro Mabel anunciou nesta quarta-feira (24) a realização de uma obra de contenção de alagamentos na bacia do Córrego Botafogo, em Goiânia. A intervenção, orçada em cerca de R$ 40 milhões, busca minimizar os impactos das chuvas em uma das regiões que mais enfrenta problemas de inundação na capital.

Além disso, o projeto prevê a construção de uma bacia de retenção de águas pluviais entre a Rua Nonato Mota e a Avenida 2ª Radial, na Vila Redenção. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, a estrutura terá capacidade para armazenar aproximadamente 100 milhões de litros de água e ajudar a reduzir o volume que chega aos pontos mais críticos da bacia do Botafogo.

Objetivo da obra

Segundo Sandro Mabel, a obra deve ajudar a reduzir os alagamentos frequentes na região do Complexo Viário Jamel Cecílio. A expectativa é que a intervenção também beneficie a Marginal Botafogo e outras vias próximas. Além disso, a Prefeitura de Goiânia também pretende melhorar o sistema de microdrenagem da bacia do Córrego Botafogo. A proposta é ampliar a capacidade de captação e escoamento da água da chuva.

A gestão municipal vai contratar a obra em caráter emergencial. Dessa forma, a previsão é concluir os trabalhos até o fim deste ano. Segundo Sandro Mabel, a prefeitura já prepara licitações para construir outras bacias de contenção. As futuras intervenções devem ocorrer em diferentes pontos da cidade.

Leia Mais: Daniel Vilela sanciona lei que amplia acesso ao Ipasgo Saúde e permite adesão de parentes até quarto grau

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, a bacia funcionará como um reservatório temporário durante períodos de chuva intensa. O obejtivo é armazenar parte da água e liberar gradualmente para reduzir a pressão sobre galerias, córregos e canais de drenagem. Durante o anúncio, Sandro Mabel também mencionou o Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU), estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Prefeitura de Goiânia. O documento reúne diagnósticos e propostas para orientar ações voltadas à drenagem urbana e à prevenção de alagamentos nas próximas décadas.

Luan Alves
Luan Alves
Jornalista, apaixonado por futebol e amante de rádio.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Prefeitura de Aparecida reforça fiscalização contra linhas cortantes e recolhe materiais usados em pipas

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou as ações...

Aparecida reúne mais de 2,5 mil vagas de emprego em diferentes setores nesta semana

Quem procura uma colocação no mercado de trabalho em...

Prefeitura de Goiânia conclui recapeamento de 111 vias na Região Norte

A Prefeitura de Goiânia entregou, nesta terça-feira (15), as...

Santa Terezinha de Goiás recebe 68ª edição das Cavalhadas neste fim de semana

O distrito de Cedrolina, em Santa Terezinha de Goiás,...