Sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB), a lei que cria a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME) é vista como importante para melhorar as condições dos municípios envolvidos.
O texto estabelece a cooperação entre os governos de Goiás, do Distrito Federal e a União. Em entrevista à Bandeirantes, nesta quarta-feira (11), o prefeito de Luziânia, Diogo Sorgatto, comemorou a lei e disse que foi colocado em prática uma promessa dos governadores de Goiás e Distrito Federal.
“Antes tarde do que nunca, é uma lei extremamente importante. Pra gente contextualizar, essa lei foi fruto de uma decisão política que tomamos, prefeitos da região, governador Ronaldo Caiado e Ibaneis Rocha. Numa reunião os dois governadores se comprometeram em colocar em prática para solucionar o problema do transporte coletivo do entorno”, pontuou.
A lei foi publicada em cinco de janeiro de 2023, em suplemento do Diário Oficial do Estado de Goiás. De acordo com o texto, o objetivo é buscar soluções para questões como problemas no transporte público, saúde, saneamento, destinação de resíduos sólidos, além de outras prioridades para a população.
Para o chefe do Executivo de Luziânia, os municípios da região acabam vivendo uma realidade mais com o Distrito Federal que Goiás, mas acredita num compromisso maior com o Distrito Federal e União.
“São tantas dificuldades que se a gente for enumerar aqui fica complicado. Esas cidades nossa, a gente vive mais a realidade do Distrito Federal do que de Goiás. Então eu acredito que tem que ter uma atenção maior do governo do Distrito Federal e da União para que nossos municípios possam avançar em temas importantes”, frisou.
Além disso, segundo o texto sancionado, a criação da RME deve colaborar na articulação e coordenação da atuação dos órgãos de Goiás e dos municípios integrantes.
Fazem parte da RME os seguintes municípios: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Leia mais: Daniel Vilela representa governador Caiado em reunião com Lula