Por telefone, bombeiro ajuda mãe a salvar bebê engasgada; vídeo

Após constatado que a criança expelia os líquidos e, embora com dificuldade, já respirava, foi realizada uma vídeo-chamada para avaliação do estado de saúde da criança.

0
Bombeiro salva bebê engasgada em Luziânia, Goiás
Pelo telefone, Cabo Léo orientou quanto à verificação de sinais vitais e posicionamento anatômico favorável para a que as secreções fossem expelidas das vias respiratórias do bebê. Foto: Corpo de Bombeiros)

Na noite desta quarta-feira (23), o Corpo de Bombeiros de Luziânia (GO) foi acionado para socorrer uma bebê de apenas 21 dias de vida que estaria engasgada com saliva durante a amamentação e estava com dificuldades para respirar. Pela distância entre a corporação e a casa da criança, que fica no setor Ped IX, em Luziânia, os primeiros socorros foram orientados por telefone.

De acordo com a mãe, a criança se apresentava fraca e expelia secreção pela boca e narinas. Pelo telefone, Cabo Léo orientou quanto à verificação de sinais vitais e posicionamento anatômico favorável para a que as secreções fossem expelidas das vias respiratórias do bebê.

Após constatado que a criança expelia os líquidos e, embora com dificuldade, já respirava, foi realizada uma vídeo-chamada para avaliação do estado de saúde da criança. Em paralelo, foi enviada uma equipe de resgate para avaliação presencial. Os bombeiros realizaram procedimentos de massagem e limpeza dos líquidos expelidos até que a criança se encontrasse estável, respirando e com via aérea desobstruídas.

Em um vídeo, os pais da Larissa agradeceram o atendimento que possibilitou a melhor da criança. “Agradecer de verdade e dizer o quanto é importante manter a calma nessas horas para saber fazer o procedimento e trazer nossa filha voltar”, disse o pai da menina, identificado como “Lesli”.

Veja o vídeo do atendimento realizado pelo Cabo Léo (Francisco Saraiva e Silva):


Leia mais: MP investiga contratações irregulares em prefeituras do nordeste goiano