23.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Por doping, Rússia é banida de Olímpiadas, Mundiais e Copa do Mundo de futebol

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Agencia Mundial Antidoping (Wada) excluiu a Rússia das principais competições esportivas mundiais nos próximos quatro anos por ter fraudado exames antidoping. A decisão foi unânime do comitê executivo da agência e anunciada na manhã desta segunda-feira, 9, em Lausanne (Suiça).

Pela decisão, as seleções da Rússia ficarão de fora da Olimpíada de Tóquio (Japão), em 2020, e dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim (China), em 2022, além de Mundiais de todas as modalidades, o que inclui a Copa do Catar 2022.

Porém a FIFA ainda não confirmou se o veto da Wada se estenderá à participação da Rússia no Mundial.

De acordo com a Agência, a Rússia cometeu uma série de violações como manipulação de dados laboratoriais sem autorização, a inclusão de mostras falsas nos testes, e a destruição de arquivos conclusivos a possíveis casos de dopagem. A decisão da Wada também impede que o país organize competições em seu território nos próximos quatro anos, com exceção da Eurocopa 2020, já que a cidade de São Petersburgo está mantida com uma das 12 sedes.

A Rússia ainda pode recorrer da decisão no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) nos próximos 21 dias e os atletas do país que não estão envolvidos nos casos de doping poderão competir sob bandeira neutra. 

Histórico

Considerada uma das maiores potências no esporte olímpico, a Rússia tem contabilizado escândalos envolvendo casos de doping em 2015, quando a Wada concluiu um relatório de 323 páginas que identificava um sistema de dopagem envolvendo atletas, técnicos, dirigentes da federação russa, oficiais de controle antidoping, integrantes do governo russo e membros da Federação Internacional de Atletismo (IAFF).

Em 2016, o Comitê Olímpico Internacional (COI) excluiu o país da Rio 2016 e dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, mas delegou às federações nacionais a decisão de executar a suspensão. No caso da Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf), por exemplo, o conselho baniu os atletas russos de participarem dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Brasil fica na 79ª posição em ranking do Índice de Desenvolvimento Humano

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -