A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso de Goiânia, deflagrou, nesta sexta-feira (04), a Operação Vetus. A ação faz parte de uma operação inédita, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública de São Paulo (MJSP), com o objetivo de combater crimes de violência contra o idoso nos 26 estados e no Distrito Federal.
A operação integrada que, teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso), foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Desde então, a Polícia Civil de Goiás já apurou mais de 130 denúncias, que culminaram com a instauração de mais de 50 procedimentos investigativos e o atendimento de mais de 150 pessoas idosas vítimas de violência. Além disso, durante a operação, foram realizadas cerca de 170 visitas a lares de idosos no intuito de verificar a procedência das denúncias.
Nesta sexta-feira (04), os policiais da Delegacia do Idoso de Goiânia estão realizando o cumprimento de todas as medidas protetivas deferidas durante a operação na Capital. No decorrer do cumprimento, os policiais irão verificar se as determinações judiciais estão sendo executadas, bem como as condições sociais das vítimas.
Leia mais: Seis prefeitos são afastados no nordeste goiano; quatro foram reeleitos em 2020