35.8 C
Goiânia
terça-feira, 9, setembro 2025

Polícia Civil realiza operação contra grupo ligado à torcida Esquadrão Vilanovense em Goiás 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio do Grupo Especial de Proteção ao Torcedor (GEPROT/DEIC), realizou na manhã desta terça-feira (9) a Operação Invasores, voltada ao combate de crimes cometidos por integrantes de torcida organizada. A ação aconteceu em Goiânia e Aparecida de Goiânia e cumpriu 16 mandados judiciais, sendo 8 de prisão e 8 de busca e apreensão. 

Os investigados fazem parte da torcida organizada Esquadrão Vilanovense, especificamente do grupo chamado “45º Comando”, apontado como responsável por diversos crimes, como roubo majorado, associação criminosa, disparos de arma de fogo, dano qualificado e lesão corporal. 

Crimes e ataques 

Segundo as investigações, o grupo se organizava de forma estruturada para planejar emboscadas e ataques contra torcedores rivais. As ações aconteciam principalmente durante deslocamentos para jogos e eventos esportivos na região noroeste de Goiânia.

O caso mais grave aconteceu em 24 de abril de 2025, após a final da Copa Verde entre Goiás Esporte Clube e Paysandu, no Setor Morada do Sol. Vítimas que retornavam da partida foram surpreendidas quando os suspeitos, em três motocicletas e um carro, invadiram uma residência arrombando a porta. 

Durante o ataque, os criminosos ameaçaram os moradores de morte, dispararam armas de fogo dentro da casa e agrediram fisicamente os presentes, incluindo uma criança de apenas um ano. Além disso, danificaram o imóvel, destruíram um brinquedo infantil e roubaram pertences dos moradores. 

Leia Mais: Goiás reforça alerta para baixa umidade e calor intenso durante período de estiagem

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Ligação com tráfico de drogas 

As investigações também mostraram que os integrantes do grupo distribuíam drogas na região noroeste de Goiânia e eram responsáveis pelo tráfico de entorpecentes.

Prisões e apreensões 

Na fase operacional da Operação Invasores, seis dos oito alvos de prisão foram capturados. Entre os materiais apreendidos estão: 

  • Substâncias entorpecentes; 
  • Um dos veículos utilizados no crime; 
  • Diversos celulares, incluindo o usado para divulgar ataques nas redes sociais; 
  • Material vinculado à torcida organizada. 

A Polícia Civil informou que a divulgação das imagens e identificação dos presos segue a Lei nº 13.869/2019, com o objetivo de permitir o reconhecimento de novas vítimas. 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -