24.8 C
Goiânia
segunda-feira, 12, janeiro 2026

Polícia Civil de Goiás rende quatro pessoas por garimpo ilegal e crimes ambientais em Faina

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Polícia Civil de Goiás prendeu em flagrante, na quarta-feira (7), quatro pessoas suspeitas de associação criminosa, extração irregular de ouro e diversos crimes ambientais, como desmatamento e poluição, no município de Faina, na região oeste do estado.

A ação foi realizada por meio da Delegacia de Polícia de Faina, vinculada à 4ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), com apoio da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Consórcio Público Intermunicipal Serra Dourada de Licenciamento, Fiscalização e Monitoramento Ambiental de Goiás (CONSED/GO).

Após denúncia de garimpo ilegal, as equipes foram até uma fazenda na zona rural do município. No local, os agentes flagraram trabalhadores realizando a extração irregular de ouro. Dois suspeitos conseguiram fugir ao perceberem a chegada das forças de segurança.

Leia Mais: Procon Goiás encontra variação de até 812% nos preços de material escolar em Goiânia

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Fiscalização

Durante a fiscalização, as equipes apreenderam uma retroescavadeira, motores de sucção, esteiras, bateias e outros equipamentos usados na mineração. Além disso, recolheram aparelhos celulares, uma pequena quantidade de ouro e mercúrio. A substância é altamente tóxica e proibida nesse tipo de atividade.

Diante do flagrante, a polícia prendeu quatro indivíduos apontados como responsáveis pelo gerenciamento e pela extração do minério. Em seguida, as equipes os encaminharam à delegacia para os procedimentos legais. Depois, os agentes conduziram os presos ao presídio local, onde permanecem à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil requisitou a realização de perícia ambiental na área. No local, os peritos identificaram sinais de degradação severa, com o objetivo de apurar a extensão dos danos e os impactos ao meio ambiente. Além disso, as investigações continuam em andamento. Há indícios da participação de outras pessoas no esquema, possivelmente envolvidas na lavagem do dinheiro obtido com a extração e a comercialização ilegal do ouro.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -