Com a ausência apenas do vereador Lucas Kitão (PSL), o presidente Romário Policarpo (Patriota) é reeleito para o comando da Câmara de Vereadores de Goiânia para o biênio 2023/2024. A sessão ocorreu na tarde desta quinta-feira (30).
O pleito — com chapa única — ocorreu antecipadamente devido à proposta do vereador Juarez Lopes (PDT) que foi aprovada na quarta-feira (22/9). Naquela ocasião, Kitão foi o único a votar contra.
A partir de 2023, a vereadora Leia Klebia (PSC) passa a integrar a mesa diretora com a cadeira que foi criada nesta mesma proposta, a de quarta vice-presidente. Outra mudança foi na quarta secretaria que passará a ser ocupada por Leandro Sena (Republicanos). Atualmente é Anderson Sales (DEM) que está neste cargo. O também vereador Joãozinho Guimarães (SDD) será o corregedor da Casa.
No mais, seguirá Clécio Alves (MDB) como primeiro vice-presidente; Isaías Ribeiro (Republicanos) segundo vice-presidente; Sandes Júnior (PP) terceiro vice-presidente; Anselmo Pereira (MDB) primeiro secretário; Juarez Lopes (PDT) segundo vice-secretário e Aava Santiago (PSDB) terceira vice-secretária.
Em coletiva de imprensa, Policarpo ressaltou a responsabilidade de ser, também, o vice-prefeito de Goiânia.
“Felizmente o cargo de vice-prefeito voltou a mim. Eu fui vice do Iris porque o vice dele tinha se afastado, e com a fatalidade de Maguito Vilela, Rogério Cruz assume e por consequência o presidente da Casa assume a vice, o que aumenta a responsabilidade da cadeira que eu me encontro”, frisa o chefe do Legislativo goianiense.
Questionado a propósito de aumentar os gastos da Casa com a criação do cargo de quarta vice-presidente e outros nas comissões, Policarpo disse que todo o orçamento é dentro do duodécimo da Câmara, portanto é um valor previsto.
“Primeiro que não haverá gasto algum com essas comissões, o que estamos aumentando na verdade é a participação dos parlamentares nesses locais. Tem que se lembrar também que os gastos da Câmara Municipal, eles já são previstos pelo duodécimo, qualquer alteração orçamentária na Câmara já é dentro do orçamento previsto”, explicou.
Os vereadores ouvidos pela Bandeirantes disseram que essa antecipação foi possível graças à “harmonia na Casa” e que Policarpo consegue administrar “muito bem” o parlamento goianiense.
Leandro Senna passa também a integrar a mesa diretora, a partir de 2023, sendo mais um político do partido do prefeito Rogério Cruz. Ele destaca a relevância de sua sigla neste pleito.
“Mesa diretora representa todo o corpo dos 35 vereadores, então eu fiquei muito honrado pelo Partido Republicanos ter indicado meu nome para ser o quarto secretário, já temos o vice-presidente, então são dois vereadores na mesa. O próprio vereador Policarpo falou com muita seriedade e com transparência também reeleito por 34 vereadores”, pontuou Sena.
Leia mais: Com apenas 4 votos contra, Câmara aprova novo Código Tributário de Goiânia