PIS: Caixa libera abono para nascidos em janeiro e fevereiro

0
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal começou a pagar nesta quinta-feira, 16, o abono salarial do PIS para quem nasceu nos meses de janeiro e fevereiro. Servidores públicos com inscrição final 5 também recebem o abono do Pasep pelo Banco do Brasil.

Tem direito ao abono quem, em 2018, trabalhou ao menos 30 dias com carteira assinada. Além disso, o trabalhador deve ter recebido, em média, até dois salários mínimos (1.908 reais na época) durante o ano.

Outra condição para o recebimento é estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, bem como ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ano-base 2018.

O trabalhador da iniciativa privada que tiver Cartão Cidadão e senha cadastrada pode retirar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa Econômica ou em casas lotéricas. Já quem não tem o cartão pode receber o valor em qualquer agência da Caixa. Basta estar com documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho em mãos.

Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site www.caixa.gov.br/PIS.

Valores

O valor do abono varia conforme o número de meses trabalhados. Recebe um salário mínimo (1.039 reais) quem trabalhou durante os 12 meses de 2018. Portanto, quem trabalhou um mês no ano-base 2018 receberá 1/12 do salário mínimo vigente hoje (87 reais) e assim sucessivamente.

Leia mais:

Restituição do Dpvat pode ser solicitada a partir desta quarta-feira, 15