27.8 C
Goiânia
sexta-feira, 24, setembro 2021
- Anúncio -

Pessoas com menos de 33 anos conseguem vacina anticovid na ‘xepa’, em Goiânia

Isabela, de 25 anos, colocou o nome na lista da xepa e conseguiu a vacina

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Com a ‘xepa’ da vacina, a advogada Isabela Carrijo, 25 anos, conseguiu receber uma dose do imunizante contra a covid-19 nesta quinta-feira (5), em Goiânia.

À reportagem da Rádio Bandeirantes Goiânia, Isabela disse que colocou o nome na lista da equipe da vacinação e aguardou a ‘sobra’.

“Hoje, pela manhã, eu coloquei meu nome numa lista que eles fazem da xepa e lá cheguei às 4h e fui vacinada com as vacinas que sobram”, disse Isabela.

Ainda segundo Isabela, nem sempre sobram doses, já que ela encontrou uma pessoa hoje que havia ido ao local mais de uma vez e não tinha conseguido.

“Só que tinha uma pessoa lá que tinha sido a segunda ou terceira vez que ele tinha ido, pois nem sempre sobram doses suficientes para pessoas que estão na fila da ‘xepa’. Mas hoje graças a Deus tinha dose suficiente para vacinar todo mundo que estava lá, acho que não tinha nem 10 pessoas”, frisa Isabela.

A chamada xepa da vacina é uma estratégia adotada em vários municípios — com autorização do Ministério da Saúde (MS) — com o intuito de atender mais pessoas nesta campanha da vacina e também para não perder doses do imunizante.

Essa sobra ocorre porque a maioria dos frascos de imunizantes contêm 10 doses, e eles não podem ser guardados depois de abertos porque podem perder a validade. Então foi criada essa estratégia.

Procurada pela Rádio Bandeirantes, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia) explicou como funciona essas filas e quem pode procurar os postos de vacinação.

“A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) esclarece que, com objetivo de sistematizar a aplicação de eventuais sobras de doses de vacinas contra a Covid-19, orienta que cada unidade faça uma lista diária de pessoas que procuram os locais presencialmente entre 8h e 11h. No final do dia, cerca de 40 minutos antes de encerrar o expediente, quem deixou o nome registrado retorna pra ver se sobrou alguma dose que é aplicada seguindo alguns critérios”, diz trecho da nota da SMS.

De acordo com a nota há grupos que têm o direito a receber essas vacinas e destacou ainda que sobram três ou quatro doses apenas por dia.

“Gestantes e puérperas, idosos, trabalhadores da educação e da saúde e pessoas com comorbidades em seguida as pessoas da faixa etária a ser vacinada naquele dia que, por algum motivo, não conseguiram agendar e, por fim, pessoas a partir de 18 anos. A secretaria lembra que sobram em média de 3 a 4 doses por dia. A lista é divulgada nas respectivas salas de vacinação”, conclui a nota.


Leia mais: Justiça nega liminar de Humberto Teófilo por recusa de vacina anticovid

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -