Pentavalente: SES-GO inicia distribuição da vacina aos postos de saúde

0
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) começou a distribuir as 29 mil doses da vacina pentavalente enviadas pelo Ministério da Saúde na semana passada. Segundo o órgão, a oferta da pentavalente esteve irregular nos últimos seis meses devido a uma troca de fornecedor.

Segundo a SES-GO, a distribuição teve início pelas Regionais Central e Centro-Sul e pelos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. As cidades receberam, respectivamente, 6,5 mil e 2,3 mil doses.

A previsão é que até sexta-feira, dia 17, todas as 18 Regionais de Saúde do Estado . Assim que isso acontecer, a Secretaria dará início à distribuição das doses para os municípios. Dessa forma, a expectativa é que até 24 de janeiro todas as cidades goianas tenham sido abastecidas.

Proteção

A pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais. Sendo assim, a combinação garante a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria Haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, na meninge e garganta. A vacina é aplicada nas crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Leia mais:

Após repasse irregular, vacina pentavalente é distribuída aos estados