Com eleição antecipada, André Fortaleza (MDB) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, nesta quarta-feira (27).
A eleição ocorreu após aprovação de uma mudança no regimento interno da Casa, com isso o parlamentar estará à frente do Legislativo aparecidense no biênio 2023/2024.
Além de André Fortaleza, o vereador Gleison Flávio (MDB) foi eleito como 1º vice e Roberto Chaveiro (Podemos), como 2º vice. A 1ª secretária é de Valéria Pettersen (MDB), que se licenciou da Secretaria de Relações Institucionais de Goiânia para votar, e o 2° secretário Leandro da Pamonharia (PTC).
A chapa adversária era encabeçada pelo vereador Araújo (MDB). No entanto, Fortaleza fora eleito com 17 votos dos 25 parlamentares.
Em 14 de outubro, quando os vereadores aprovaram a mudança no regimento, que beneficiou o presidente André Fortaleza, houve relutância à proposta. Sete parlamentares se colocaram contrários à antecipação.
Na oportunidade, foram contra o projeto o vice-presidente da casa, Fábio Ideal (PP), Araújo (MDB), Diony Nery (PSDB), Erivelton Contador (PP), Lélis Pereira (PP), Kézio Montalvão (Solidariedade) e Isaac Martins (PL).
A Câmara de Goiânia também antecipou o pleito para a mesa diretora. O atual presidente da Casa Romário Policarpo (Patriota) também conseguiu sua reeleição para o biênio 2023/2024.
O pleito — com chapa única — ocorreu antecipadamente devido à proposta do vereador Juarez Lopes (PDT) que foi aprovada na quarta-feira (22/9). Naquela ocasião, Kitão foi o único a votar contra.
Leia mais: Prefeitura realiza cadastro do Renda Família nesta quinta-feira, em Goiânia