Padrão Mercosul: veículos terão placas de novo modelo a partir do fim do mês

Data:

Veículos de todo o país vão contar, a partir de 31 de janeiro, com novo modelo de Placa de Identificação Veicular (PIV). A partir desse prazo, o emplacamento deverá seguir padrão estabelecido pelo Mercosul.

A nova placa tem fundo branco e faixa azul na parte superior, na qual se encontram o símbolo do Mercosul e a bandeira do Brasil. Além disso, as PIVs apresentarão quatro letras e três números, diferentemente do modelo atual com três letras e quatro números.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a mudança na sequência de identificação possibilita um maior número de combinações. O órgão é responsável pela Resolução nº 780 de 2019, que obriga as unidades da federação a se adequarem ao padrão até o fim do mês.

Quem deve trocar?

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o diretor técnico do Detran Goiás, Isac Silva, explicou que a nova placa só deve ser adotada por veículos novos. Além disso, segundo Silva, a adoção do modelo será obrigatória em casos de perda ou dano na placa, transferência de município e em situações em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.

Por enquanto, o diretor técnico afirmou que o preço do emplacamento, de 120 reais, será mantido. Antes, esse valor era de 190 reais. “Só vamos alterar se houver alguma mudança com todos os veículos aderindo ao novo sistema. Mas vamos fazer de tudo para manter o preço”, justificou.

QR Code

Uma das novidades trazidas pelo padrão Mercosul é o QR Code, que será o principal item de segurança da PIV. No modelo anterior, essa função era cumprida pelo lacre. “Nesse lacre, assim como no QR Code, existe um número serial, que é como se fosse a identidade do veículo com todas as informações importantes sobre ele”, explicou Isac Silva.

Com o código, agentes de trânsito e policiais poderão conferir os dados em aplicativo do Contran. De acordo com o diretor técnico, futuramente, com a integração com o sistema de segurança pública, será possível consultar, inclusive, ocorrências relacionadas ao veículo.

Leia mais:

Duas mulheres morrem em acidente na BR 060, em Indiara

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Concurso da Educação de Aparecida terá 2.956 vagas imediatas

Prefeito Leandro Vilela e secretária Núbia Farias destacaram déficit de profissionais, critérios para convocações e reforço da rede municipal

Azul terá 155 voos extras em Goiânia durante férias de verão

Companhia disponibilizará 25,4 mil assentos na capital goiana entre dezembro de 2026 e fevereiro de 2027, com novas rotas para quatro destinos

Paraná Pesquisas mostra Daniel Vilela com 50,5% dos votos válidos 

Levantamento ouviu 1.352 eleitores entre 25 e 27 de setembro e mostra Wilder Morais com 18,5% e Marconi Perillo com 18,4%.

Pesquisa mostra Romário Policarpo como nome mais citado para deputado estadual em Goiânia e região, seguido por Sargento Novandir e Paulin Vai Nele

Pesquisa do Instituto Diagnóstico Pesquisa de Comportamento, divulgada neste...