21.8 C
Goiânia
sexta-feira, 26, abril 2024
- Anúncio -

Padrão Mercosul: veículos terão placas de novo modelo a partir do fim do mês

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Veículos de todo o país vão contar, a partir de 31 de janeiro, com novo modelo de Placa de Identificação Veicular (PIV). A partir desse prazo, o emplacamento deverá seguir padrão estabelecido pelo Mercosul.

A nova placa tem fundo branco e faixa azul na parte superior, na qual se encontram o símbolo do Mercosul e a bandeira do Brasil. Além disso, as PIVs apresentarão quatro letras e três números, diferentemente do modelo atual com três letras e quatro números.

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a mudança na sequência de identificação possibilita um maior número de combinações. O órgão é responsável pela Resolução nº 780 de 2019, que obriga as unidades da federação a se adequarem ao padrão até o fim do mês.

Quem deve trocar?

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o diretor técnico do Detran Goiás, Isac Silva, explicou que a nova placa só deve ser adotada por veículos novos. Além disso, segundo Silva, a adoção do modelo será obrigatória em casos de perda ou dano na placa, transferência de município e em situações em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira.

Por enquanto, o diretor técnico afirmou que o preço do emplacamento, de 120 reais, será mantido. Antes, esse valor era de 190 reais. “Só vamos alterar se houver alguma mudança com todos os veículos aderindo ao novo sistema. Mas vamos fazer de tudo para manter o preço”, justificou.

QR Code

Uma das novidades trazidas pelo padrão Mercosul é o QR Code, que será o principal item de segurança da PIV. No modelo anterior, essa função era cumprida pelo lacre. “Nesse lacre, assim como no QR Code, existe um número serial, que é como se fosse a identidade do veículo com todas as informações importantes sobre ele”, explicou Isac Silva.

Com o código, agentes de trânsito e policiais poderão conferir os dados em aplicativo do Contran. De acordo com o diretor técnico, futuramente, com a integração com o sistema de segurança pública, será possível consultar, inclusive, ocorrências relacionadas ao veículo.

Leia mais:

Duas mulheres morrem em acidente na BR 060, em Indiara

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -