Os testes da covid-19 em Goiânia nesta semana serão por agendamento para evitar aglomeração

0
(Foto: Reprodução)

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) realiza nesta sexta-feira (12) mais uma testagem de antígeno da covid-19. A finalidade da pasta é rastrear as regiões da capital e acompanhá-las na transmissibilidade do vírus.

Segundo a pasta, os profissionais da saúde farão a testagem por agendamento em cinco escolas de Goiânia. Nesses locais as pessoas serão testada na modalidade pedestre.

De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Grécia Pessoni, a estratégia de atender por agendamento é necessária para que não haja aglomerações nestes ambientes e, desta forma, não colocar as pessoas em risco.

“Para evitar aglomerações nos locais de  testagem, decidimos optar pelo agendamento, o que vai dar mais comodidade e segurança para a população. A testagem é essencial neste momento de aumento de casos, pois encontrando aqueles que estão assintomáticos conseguimos fazer com que elas se isolem quebrando a cadeia de transmissão,” explica.

As pessoas que tiverem interesse em fazer o teste, e que não estejam com sintomas, poderão agendar pelo seguinte endereço eletrônico: https://www10.goiania.go.gov.br/AgendamentoExame_COVID19/AgendarExame.aspx. No agendamento é preciso apresentar o nome, CPF e endereço de e-mail. em seguida, escolhe o local para o teste.

Para este teste, basta ter 12 anos e não apresentar sintomas. A secretaria diz ainda que as pessoas que tiverem sintomas, devem procurar uma unidade de saúde.

O teste é feito em uma coleta do material no nariz  por meio de swab, o ‘cotonete’ introduzido nas narinas. Segundo a secretaria, em 20 minutos o resultado fica pronto.