A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência de Regulação do Município, realizou nesta quinta-feira (30) mais uma etapa da Operação Cidade Segura, voltada à retirada de fios soltos, antigos e inutilizados da rede aérea. A ação ocorreu na Avenida Bernardo Sayão, na região Central, e continua nesta sexta-feira (31) pela Avenida Marechal Rondon. A estimativa é de remoção de mais de 2 toneladas de cabos apenas nesta fase.
Com duração de 90 dias, a operação tem caráter emergencial e prioriza pontos críticos da cidade, onde há risco imediato causado por fios caídos, baixos ou acumulados. O objetivo é garantir segurança a pedestres, motoristas e ciclistas, além de melhorar a estética urbana.
A prefeita em exercício, Coronel Cláudia Lira, acompanhou os trabalhos e destacou o caráter integrado da ação.
“É um trabalho em parceria. As ações acontecem simultaneamente em diferentes locais”, afirmou. 
Ela também ressaltou que cerca de 75 mil linhas telefônicas fixas fora de operação ainda estão presas aos postes da cidade. 

O presidente da Agência de Regulação, Hudson Novaes, reforçou que a iniciativa busca eliminar riscos diretos à população.
“Estamos preocupados também com a segurança em relação aos fios que caem”, destacou.
A Operação Cidade Segura ocorre em parceria com o Ministério Público e empresas de telecomunicações. A ação já passou pelas avenidas 85 e 24 de Outubro.
Leia Mais: OVG completa 78 anos com recorde histórico de atendimentos e reconhecimento internacional
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Comerciantes da região aprovaram a ação
Comerciantes da região aprovaram a ação. O comerciante Marley Santos, que trabalha na Bernardo Sayão, relatou melhora na segurança:
“Já teve caminhão que encostou no fio e quase causou acidente. Para motoqueiro é perigoso também. Agora vai ficar mais seguro e dar mais visibilidade.”
Segundo o representante das empresas de telecomunicação, Celso Mendes, parte dos cabos removidos é muito antiga.
“Há fios parados há 30 anos. Quando a gente vê uns mais grossos, pode ter certeza que não estão em uso. São os primeiros que retiramos”, explicou.

Após a retirada, a equipe encaminha os materiais à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). No local, eles recebem destinação ambiental adequada, com parte sendo enviada a associações de catadores, conforme protocolo firmado com o Ministério Público.
Casos de fios baixos ou caídos podem ser informados pelo canal de denúncias da Agência de Regulação:
(62) 3524-1075 (mensagem com foto e endereço).



 
                                    