A temporada de 2023 do skate brasileiro já começou. Nesta quarta (01) e quinta-feira (02), teve início a primeira fase do Campeonato Mundial de Skate Street, evento que acontece em Sharjah, nos Emirados Unidos.
Na bateria feminina, as skatistas Marina Gabriela, Pâmela Rosa e Gabriela Mazetto – todas da Seleção Brasileira – conseguiram avançar para a próxima fase. Enquanto, na bateria masculina, cinco representantes do skate nacional avançaram para as quartas de final: Giovanni Vianna, Ivan Monteiro, Eduardo Neves, Lucas Rabelo e Kelvin Hoefler.
Nesta sexta-feira (03), acontecem as quartas de final do feminino e do masculino.
Formato de disputa
O Mundial de Skate Street é a segunda competição a valer pontos no ranking olímpico para Paris 2024. O torneio conta com 4 etapas: classificatórias, quartas de final, semifinais e final.
Na primeira (classificatórias) e na segunda fase (quartas de final), os skatistas têm direito de realizar duas voltas de 45 segundos, valendo como pontuação final a volta de maior nota.
Na semifinal e na final, cada skatista realiza duas voltas e cinco tentativas de manobra. A pontuação final será composta pela somatória de três notas: melhor volta e as duas manobras de maior pontuação.
A segunda fase (quartas de final) do evento reúne 32 skatistas – melhores da primeira fase + pré-classificados. A semifinal concentra os 16 melhores das quartas de final. Os 8 melhores avançam para a final.
O evento terá transmissão ao vivo no final de semana (04 e 05) das semifinais e das finais pelo Olympics.com e Worldskate.tv.