Obras do BRT no cruzamento das Avenidas Goiás e Anhanguera são concluídas

0
Foto: Paulo José / Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia concluiu as obras do corredor do BRT Norte-Sul e da rede de drenagem no cruzamento das Avenidas Goiás e Anhanguera. O trânsito no local foi liberado nesta sexta-feira (23).

Os serviços continuam no trecho entre as avenidas Independência e Paranaíba, já tendo concluídos o pavimento rígido e a rede de drenagem e está em execução o pavimento flexível. A expectativa é concluir os serviços nesse trecho até o dia 6 de novembro, dependendo da chuva.

Na mão da Avenida, as obras estão concluídas entre a Avenida Independência e Rua 1 e a partir da Rua 1, as obras acontecerão junto com as do entorno da Praça Cívica, finalizando o BRT Norte-Sul.

Requalificação

Paralelo às obras da rede de águas pluviais, a Avenida será requalificada e preparada para receber a operação do BRT, para isso serão construídas as estações de embarque e desembarque de passageiros, e implantados os pavimentos rígido e flexível. As calçadas serão readequadas, conforme as normas de acessibilidade, e arborizadas; será adotada iluminação em led em toda a via, trocadas as árvores condenadas e a sinalização será completamente revitalizada – horizontal, vertical e semafórica, com semáforos inteligentes.

Rede de drenagem e BRT

A rede de drenagem completa tem 2,6 km e vai da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário. É parte integrante do complexo do BRT e conta com orçamento na ordem de R$ 7,8 milhões. Os trabalhos de construção tiveram início em maio do ano passado e, por ser o trecho mais complexo, começaram pela Rua 4, no Setor Norte Ferroviário.

O projeto da rede é audacioso, com utilização de tubulação em Ribiloc (PVC), de 500mm de diâmetro, na Praça Cívica (início), e de 1.600mm de diâmetro (1,60m), no Capim Puba, onde será o lançamento. A capacidade de vazão é de 10 mil litros de água por segundo e com ela a Prefeitura soluciona o problema de alagamentos e enchentes em grande parte da região Central de Goiânia.

Esse trecho do BRT na Avenida Goiás tem orçamento de R$ 40,575 milhões.

Com informações da Prefeitura de Goiânia

Leia mais“Se eu fosse um político de primeira eleição, estaria preocupado”, diz Iris sobre críticas ao mandato