A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) informou nesta sexta-feira (23) que fará um desagravo em repúdio à abordagem policial ao advogado Orcélio Ferreira Silvério.
“A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) fará um desagravo público em repúdio às agressões sofridas pelo advogado Orcélio Ferreira Silvério Júnior na próxima quarta-feira (28), às 10h, na Praça da Bíblia”, diz trecho da nota divulgada na tarde de hoje.
O advogado foi abordado e aparece em vídeos que circulam pelas redes sociais sendo agredido por um policial do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO) na última quarta-feira (21), em frente ao terminal de ônibus da Praça da Bíblia, na capital.
Em nota, ainda ontem, o Comando da Polícia Militar de Goiás (PM-GO) informou que o policial envolvido foi afastado de suas funções. O governador Ronaldo Caiado também condenou a ação do PM e disse que as medidas já foram tomadas acerca deste caso.
O presidente do Conselho Seccional da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, defendeu o ato e convocou todos os advogado a estarem no local.
“Convocamos toda a advocacia goiana para comparecer à leitura pública do nosso desagravo e lembramos da importância de seguir as medidas sanitárias”, destacou.
Segundo a nota, o artigo 18 do Regulamento Geral, dá aos inscritos na OAB o direito ao desagravo, desde que tenham sofrido ofensa comprovadamente em razão do exercício profissional ou de cargo, ou função da OAB.
A Comissão de Direito e Prerrogativas (CDP) aprovou parecer da relatora Mariana Wanderley França e Silva favorável ao desagravo, nesta quinta.
Leia mais: Ao receber a 1ª dose Mendanha defende a ciência e lamenta que pai não teve a oportunidade