Ministério Público Federal em Goiás quer interromper cortes orçamentários na UFG

Data:

O Ministério Público Federal em Goiás entrou na tarde desta terça-feira (21), com uma ação civil pública, para que a Justiça Federal determine que o Governo Federal interrompa imediatamente, bloqueios orçamentários e que proíba novas suspensões de quotas orçamentárias direcionadas à Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo central da ação é garantir a continuidade do serviço público de natureza essencial prestado pela UFG, que foram prejudicados pelos cortes.

Segundo o Ministério Público, os diversos cortes cumulativos impactaram o orçamento da UFG e ameaçam a manutenção da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na instituição. Além disso, todas as atividades acadêmicas foram penalizadas, comprometendo o avanço de pesquisas relevantes e até mesmo a prestação direta de serviços à sociedade.

Recentemente a UFG relatou que, em razão dos cortes, vai enfrentar dificuldades para manter-se funcionando a partir deste mês setembro, e que já estava inviabilizada a retomada das aulas presenciais; o cumprimento dos contratos vigentes (limpeza, vigilância, energia elétrica); o investimento e continuidade de projetos de ensino, pesquisa, extensão e gestão; a aquisição de equipamentos e softwares; e a realização de obras essenciais.


Leia mais: Caiado assina convênio com UFG para gestão de unidades tecnológicas

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Ronaldo Caiado ironiza reconciliação entre Michelle e Flávio Bolsonaro: “Casos de Família”

A declaração de Ronaldo Caiado sobre Michelle Bolsonaro ganhou...

Aparecida reúne mais de 2,5 mil vagas de emprego em diferentes setores nesta semana

Quem procura uma colocação no mercado de trabalho em...

Santa Terezinha de Goiás recebe 68ª edição das Cavalhadas neste fim de semana

O distrito de Cedrolina, em Santa Terezinha de Goiás,...