25.8 C
Goiânia
sexta-feira, 3, maio 2024
- Anúncio -

Caiado assina convênio com UFG para gestão de unidades tecnológicas

Orquestra Filarmônica também é reformulada

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

 Os 17 Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs) e as Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) passam, a partir de agora, a ser gerenciadas de forma compartilhada pelo Governo do Estado e pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Para oficializar a parceria, um convênio foi assinado pelo governador Ronaldo Caiado e pelo reitor da UFG, Edward Madureira, ontem (20/8).   “Enquanto for governador, teremos essa parceria total com as universidades”, declarou Caiado.

A partir do compromisso firmado, será possível reformular a grade de cursos para adequar qualificação e capacitação profissional de acordo com as potencialidades dos municípios em que eles estão inseridos. E, ainda, explorar melhor a vocação econômica de cada região.  Caiado afirmou que caminhar junto à UFG nessas mudanças é uma estratégia que fortalece o ensino goiano. “O governo tem sempre que recorrer às cabeças pensantes”, disse durante a celebração do acordo. “A formação dos nossos jovens é o que existe de mais importante”, pontuou.  Com o convênio entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), e a UFG, a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) será reformulada dentro da Escola do Futuro em Artes Basileu França.

No momento, a OFG está em processo de contratação dos músicos. No entanto, o maestro britânico Neil Thomson está confirmado no comando. A OFG, além de suas apresentações e gravações, também vai apoiar os alunos de música do Basileu França. “A introdução da Filarmônica dentro da escola vai melhorar, e muito, o processo de formação dos alunos e ainda na seleção dos músicos para a própria orquestra”, explica o titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira.  O reitor da UFG, Edward Madureira, destacou que a relação de confiança e respeito entre governo e universidade faz o Estado avançar. “Saúdo o governador pela parceria e por tudo que temos desenvolvido em prol do povo goiano. Já não sabemos mais contar as interações que temos feito desde o início de seu mandato”, disse. 

 O convênio é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio das secretarias da Retomada e de Desenvolvimento e Inovação. A cerimônia sela o acordo mediado pelo secretário-geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima. “Pensamos em remodelar a estrutura com uma administração voltada exclusivamente para a qualidade do ensino”, observou Adriano, ao destacar o respaldo da UFG para lidar com o tema.  Os estudantes são os maiores beneficiados. “Alunos do Ensino Médio, sem a pretensão de fazer um curso superior, encontram, nessas escolas profissionalizantes, a possibilidade de se aperfeiçoarem para entrar no mercado de trabalho de maneira mais rápida”, continuou Adriano.  

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -