Medida provisória é publicada pelo Governo Federal para regulamentar o trabalho remoto

Data:

O governo federal apresentou na última sexta-feira (25) duas medidas provisórias (MP) para regulamentar o trabalho remoto, promover mudanças no auxílio-alimentação e também com ações como a antecipação de férias ou benefícios como abono para os trabalhadores, em caso de ocorrência de situação de calamidade. As medidas fazem parte do Programa Renda e Oportunidade e, segundo o governo, visam ajudar na retomada da economia.

Como as MPs têm força de lei, elas começam a valer a partir da publicação no Diário Oficial da União. Mas para virar lei em definitivo é preciso que elas sejam aprovadas pelo Congresso Nacional.

A primeira medida trata do trabalho remoto, também chamado de teletrabalho. Entre as alterações está a regulamentação da modalidade que poderá ser realizada no modelo híbrido e na contratação com controle de jornada ou por produção.

A adoção desse regime poderá ser acordada entre o empregador e o trabalhador e deverá seguir regras já previstas na legislação. No caso do controle de jornada, continuam valendo regras como a da intrajornada, pagamento de horas-extras, etc.

No caso de trabalho por produção, a MP prevê que não seja aplicado no contrato a previsão de controle de jornada de trabalho, conforme conta na legislação trabalhista. Além disso, o texto prevê o reembolso por parte da empresa ao trabalhador de eventuais despesas por conta do trabalho remoto, como custos com internet, energia elétrica, entre outros.

A Medida também define as regras aplicáveis ao teletrabalhador que passa a residir em localidade diversa da localidade em que foi contratado. Nesses casos, o texto diz que para esse efeito vale a legislação o trabalhador que celebrou o contrato.

Alimentação

No caso do auxílio-alimentação, a MP garante que os recursos sejam efetivamente utilizados para adquirir gêneros alimentícios e procura corrigir essa distorção de mercado existente na contratação das empresas fornecedoras.

Com a alteração, a medida passa a proibir a concessão de desconto. As novas regras vale tanto para o auxílio alimentação, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como para o Programa de Alimentação do Trabalhador, que opera por meio de vale-refeição e vale-alimentação.

A expectativa do governo é que o projeto permitirá um impacto no valor das refeições, diminuindo seu preço, bem como o de gêneros alimentícios.

Calamidade

Em relação as calamidades, a MP permite ao poder público, nacional, estadual ou municipal, adotar uma série de medidas como a facilitação do regime de teletrabalho, a antecipação de férias individuais e coletivas, o aproveitamento e antecipação de feriados e o saque adiantado de benefícios.

Durante a cerimônia, também foi lançado o Programa Caminho Digital. Ação que vai oferecer, por meio de cursos virtuais, capacitação digital e inserção profissional aos participantes. O projeto, desenvolvido em parceria com a Microsoft Brasil, deve oferecer mais de 40 cursos gratuitos em habilidades digitais. A expectativa do governo é que mais de 5 milhões de trabalhadores sejam capacitados.

As informações são da Agência Brasil.

Leia mais: Saneago realizará limpeza em reservatórios de água de Aparecida de Goiânia na próxima terça-feira (29)

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Goiânia recebe 19 novos ônibus com ar-condicionado, Wi-Fi e tecnologia Euro 6

Veículos começam a circular imediatamente e integram programa que prevê a renovação de toda a frota do transporte coletivo até 2027

Comurg mobiliza 966 trabalhadores para limpeza no dia das eleições

Força-tarefa atuará nos 356 locais de votação de Goiânia e terá equipes durante o dia e à noite para recolher resíduos de campanha

Google Cloud destaca Goiás na transformação digital do setor público

Thomas Kurian destacou o uso de inteligência artificial pelo Estado durante o Google Cloud Summit Brasil 2026, em São Paulo

Goiás prepara operação integrada de segurança para as eleições

Operação coordenada pela SSP-GO mobilizará forças estaduais, federais e municipais nos 246 municípios durante o primeiro turno, em 4 de outubro