A organização de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em reunir seus assemelhados para irem à capital federal protestar contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em outubro de 2022, surtiu efeito e eles, bolsonaristas, chegaram a ocupar o Congresso Nacional, neste domingo (8).
Alguns dos manifestantes estavam usando camisa da seleção brasileira, com máscara facial e protegidos com máscaras de gás. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) chegou a fazer um cordão de isolamento com o intento de impedir a passagem dos manifestantes para dentro do Congresso, contudo não conseguiu e eles entraram.
Diversos vídeos que circulam nas redes sociais mostram a comemoração dos apoiadores do ex-presidente em concluir a missão. Eles gritam entusiasmados que valeu a pena a viagem a Brasília e que conseguiram provar que são muitos e que estão dispostos a provar ainda mais que podem realizar outras manifestações.
A reportagem da Bandeirantes conseguiu conversar com manifestantes que estão no local. Segundo eles, a finalidade é ficar o maior tempo possível no local para conseguir chamar a atenção de mais apoiadores a irem ao ato.
Desde o findar do segundo turno das eleições presidenciais de outubro de 2022, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acabou eleito, milhares de brasileiros em todo o país foram às ruas para manifestar repúdio à vitória do petista.
Os manifestantes foram, também, à porta dos quartéis do Exército, em vários estados do país, cobrar anulação das eleições. Para este fim de semana, entre os dias sete e nove de janeiro, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) organizaram uma viagem para irem à capital federal do país com o objetivo de criticar a vitória de Lula.
Leia mais: Bolsonaristas saem de Goiânia rumo a Brasília para manifestação contra Lula