A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), recebeu R$ 4,6 milhões do governo federal para investir em cursos de qualificação profissional. Segundo a pasta, o aporte é proveniente de duas linhas de fomento, oferecidas por meio de parceria firmada entre os ministérios da Educação (MEC) e do Trabalho e Previdência. Com a liberação da verba, será possível abrir 7.475 vagas para a população, de forma gratuita, em 16 municípios goianos, a partir do segundo semestre.
A assessoria de Educação e Tecnologia da secretaria, explica o perfil de cada linha de fomento. A Qualifica Mais Emprega Mais, traz cursos de diferentes eixos tecnológicos e leva em conta a vocação produtiva de cada região, com oportunidades para operador de processamento de grãos e cereais, operador de empilhadeiras e máquinas de costura.
De acordo com a (SEDI), a linha de fomento Qualifica Mais Progredir oferta um curso único, o de microempreendedor individual (MEI), de 160 horas, e é destinado para pessoas com 18 anos ou mais e que sejam beneficiárias de algum tipo de transferência de renda – federal, estadual ou municipal. Ele será oferecido em Goiânia e Águas Lindas de Goiás.
A secretaria ressalta, que a oferta de mais de 7 mil vagas para cursos de qualificação que contribui para a profissionalização do Estado, crescimento do setor produtivo e também para abastecer áreas específicas cuja procura de trabalho aumentou, como o setor administrativo.
Os editais com a abertura de vagas estão em elaboração pela Sedi e devem ser publicados em maio.
Leia mais: Governo de Goiás abre mais de 100 vagas para contratar novos estagiários