21.8 C
Goiânia
segunda-feira, 24, março 2025
- Anúncio -

Leandro Vilela inicia Operação de Combate à Dengue em Aparecida

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Nesta quarta-feira (12), o prefeito Leandro Vilela deu início à Operação de Combate ao Aedes, com foco principal na luta contra a dengue nos 10 bairros mais afetados de Aparecida de Goiânia. A cerimônia de lançamento aconteceu no Setor Rosa dos Ventos.

A operação será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU). Com duração prevista de 60 dias, a ação atingirá mais de 51 mil imóveis nos bairros: Rosa dos Ventos 1 e 2 Jardim Nova Olinda, Retiro do Bosque, Cidade Livre, Independência, Independência Mansões, Garavelo, Cidade Vera Cruz 1 e 2 e Buriti Sereno. O objetivo é combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Vilela destacou a importância dessa ação emergencial, explicando que o Setor Rosa dos Ventos foi escolhido devido ao alto índice de infestação do mosquito. Ele também reconheceu os desafios enfrentados pela atual gestão, como a grande dívida herdada da administração anterior. No entanto, ele garantiu que, apesar das dificuldades financeiras, a cidade está sendo tratada com respeito e responsabilidade, sempre colocando o bem-estar da população como prioridade. “Esta operação começa pelos bairros mais afetados e se expandirá para toda Aparecida”, afirmou.

A operação contará com diversas ações, como limpeza urbana, roçagem de terrenos, remoção de entulhos e visitas domiciliares para identificar e eliminar focos do mosquito. O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, alertou para o risco de um agravamento da situação com a chegada das chuvas. “Nosso objetivo é prevenir e evitar complicações graves e mortes por dengue”, explicou, ressaltando ainda os mutirões feitos em parceria com o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Sandro Mabel em bairros próximos à capital.

O trabalho contará com um grande apoio logístico, incluindo 20 tratores, 8 caminhões e 2 pás mecânicas, como informou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira. “Não vamos parar até reduzir a incidência de doenças como a dengue”, garantiu.


Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Ônibus movido a biometano começa a rodar no BRT Leste-Oeste

Ação emergencial para combater a proliferação do Aedes aegypti em Aparecida

Até agora, Aparecida de Goiânia registrou 3.124 casos confirmados de dengue em 2025, mas sem mortes relacionadas. A cidade ainda apresenta um perfil de risco médio, o que acende um alerta sobre o possível aumento no número de casos. O superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, detalhou que mais de 150 trabalhadores e 15 veículos estão mobilizados para o controle da doença.

José Afonso Rocha, presidente da Associação de Moradores do Rosa dos Ventos, também se mostrou otimista. “O bairro estava esquecido nas administrações passadas, mas agora vemos um esforço real para resolver os problemas”, afirmou.

Durante a operação, os agentes de combate a endemias (ACEs) e as equipes da Vigilância Ambiental farão visitas domiciliares, realizarão ações de limpeza e orientarão a população sobre como evitar o acúmulo de água e o crescimento da infestação de mosquitos. Dessa forma, o objetivo é reduzir os casos de dengue, zika e chikungunya, além de prevenir complicações graves. Além disso, as ações visam garantir que a população adote medidas preventivas eficazes, contribuindo para o sucesso da operação.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -