22.8 C
Goiânia
sábado, 20, abril 2024
- Anúncio -

Iris Rezende anuncia aposentadoria

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), anunciou na manhã desta terça-feira (25), que não irá mais se candidatar à cargos políticos, após mais de 60 anos de vida pública.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), anunciou na manhã desta terça-feira (25), que não irá mais se candidatar à cargos políticos, após mais de 60 anos de vida pública. Durante o pronunciamento que contou com a presença de autoridades, Iris lamentou o atual momento causado pela pandemia do novo coronavírus, mas ressaltou ações e investimentos realizados pela prefeitura.

“Não serei candidato a releição da Prefeitura de Goiânia para o pleito que se aproxima, gostaria também de informar que encerro neste momento, minha carreira política construída em mais de seis décadas”, disse o prefeito. Iris assumiu a prefeitura pela última vez em 2017 e encerra as obrigações públicas em janeiro de 2021.

Estiveram presentes, o líder do governo na Câmara de Vereadores, Romário Policarpo (Patriota), senador Luiz do Carmo (MDB), o presidente do MDB no estado de Goiás, Daniel Vilela. Além disso, vereadores, secretários, presidentes de órgãos e demais autoridades também estiveram presentes.

Tragetória política na Prefeitura de Goiânia

Iris Rezende, tornou-se prefeito de Goiânia pela primeira vez em 1965, aos 31 anos, quando derrotou Juca Ludovico, ex-governador do Estado, na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Já no final de seu mandato, em outubro de 1969, quando era cotado para disputar o governo do Estado, Iris foi cassado pelo regime militar e teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos.

Em 1982, com a volta das eleições para governador, Iris venceu a disputa interna no PMDB (contra Henrique Santillo e Mauro Borges) e foi escolhido o candidato de oposição ao governo de Goiás. Na disputa, venceu o ex-governador Otávio Lage de Siqueira com 2/3 dos votos válidos.

Em 1986, assumiu o Ministério da Agricultura no governo do presidente José Sarney (1985-1990). Já em 1990, Iris disputou pela segunda vez o governo de Goiás e venceu a eleição com mais de 57% dos votos válidos. Em 1994, elegeu-se senador da República.

No ano de 2004, Iris candidatou-se novamente à prefeito de Goiânia, vencendo a disputa com o então prefeito Pedro Wilson (PT). Iris foi reeleito em 2008 com 74% dos votos válidos – o maior percentual de votos da história da Capital. Como resultado de tantas obras, Iris Rezende assume em 2017, pela quarta vez, o comando da Prefeitura de Goiânia.


Leia mais: Ex-presidente da Agetop e outras oito pessoas são acionadas pelo MP-GO por supostas fraudes nas obras do Aeródromo de Mambaí

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -