22.8 C
Goiânia
sábado, 13, abril 2024
- Anúncio -

IR 2023: caiu na malha fina? Veja o que fazer para regularizar

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2023 (ano-base 2022) terminou, e quem não foi incluído no primeiro lote de restituição, cuja consulta já foi liberada pela Receita Federal, pode acompanhar o status de sua declaração. Para isso, basta ir no site da Receita para saber qual é a sua situação.

A declaração de IR pode se encontrar em diferentes estágios de análise: em processamento, em fila, processada, com pendências, em análise, retificada e cancelada.

O que fazer se você caiu na malha fina do Imposto de Renda 2023?

A Receita aconselha os contribuintes incluídos na malha fina a conferir o extrato, para verificar a pendência e retificar a declaração.

Como saber se está na malha fina do Imposto de Renda?

O extrato pode ser conferido no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal. Para ter acesso ao site, o contribuinte deve informar ou o certificado digital (caso tenha um), ou o login no Portal Gov.br ou digitar número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha.

Ao entrar no e-CAC, o contribuinte deve clicar no link “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela. Em seguida, aparece uma linha do tempo com as últimas declarações entregues. Basta verificar a declaração de 2022 para conferir se o documento caiu na malha fina e o motivo da pendência.

Como resolver o problema

  • O contribuinte tem três opções para resolver o problema. Uma delas é fazer a correção por uma declaração retificadora, sem multa ou penalidade.
  • A declaração será processada e voltará para a fila de restituições, sendo paga no lote residual seguinte.
  • Caso o contribuinte seja intimado ou notificado pela Receita Federal, não será mais possível retificar a declaração.
  • Nesse caso, pode apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência.
  • O Processo Digital para a Malha Fiscal deve ser aberto no site do e-CAC. Basta o contribuinte entrar no espaço “Onde encontro” e consultar o campo “Malha Fiscal – Atendimento”.
  • Caso não queira enviar os documentos com antecedência, o contribuinte pode aguardar comunicado da Receita com o detalhamento do que precisa ser apresentado e um prazo de entrega.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

  • O contribuinte deve acessar a página da Receita Federal;
  • Em seguida, ir em “Meu Imposto de Renda”;
  • Depois, escolher a opção “Consultar a Restituição”.
- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -