Uma forte onda de frio deve atingir as regiões Centro, Sul e Noroeste de Goiás, entre os próximos dias 16 e 18 de maio. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Ihmet). Segundo o comunicado, a previsão indica risco à saúde uma vez que a temperatura estará 5ºC abaixo da média por um intervalo de três a cinco dias.
A queda acentuada nas temperaturas se dá por causa de uma massa de ar frio de origem polar que vai atingir a região Centro-Sul do Brasil na próxima semana. Com o fenômeno meteorológico, Goiânia deve atingir a marca de 5ºC. Em outras municípios goianos, como em Jataí, os termômetros podem chegar a 0ºC.
No entanto, em alguns pontos do estado, a temperatura pode chegar a ser negativa. É o que diz o Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cihmego). O órgão alerta que as baixas temperaturas do ar e a possibilidade de geada podem afetar diretamente os setores da agricultura, piscicultura e pecuária.
Setor social
Outro setor apontado como de risco para o Cihmego é o social que abrange pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabidade social. Desde o último 9 de maio, o governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realiza a campanha Aquecendo Vidas 22 que consiste na arrecadação de agasalhos novos e usados para doação a estes grupos.
Ao todo, são nove pontos de arrecadação:
- OVG: Rua T-14, Setor Bueno – Goiânia
- Palácio Pedro Ludovico Teixeira: Rua 82, nº 400, Centro – Goiânia
- Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg): Rua 260, Setor Leste Universitário – Goiânia
- Corpo de Bombeiros: Avenida C-206, Jardim América – Goiânia
- Saneago: Avenida Fued José Sebba, nº 1245, Jardim Goiás – Goiânia
- Enel: Rua Gileno Godói, 02, Quadra A37, 505, Jardim Goiás –Goiânia
- Shopping Bougainville: Rua 9, nº 1855, Setor Marista – Goiânia
- Shopping Cerrado: Avenida Anhanguera, nº 10.790, Setor Aeroviário – Goiânia
- Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg): Rua 14, nº 50, Setor Oeste – Goiânia