25.8 C
Goiânia
sexta-feira, 3, outubro 2025

“Heliponto do Centro Cultura Oscar Niemeyer não tem autorização da Anac”, diz presidente da Goiás Turismo

Pilotos que pousam no ponto sem autorização legal podem perder as suas licenças

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, apoiou a decisão do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), em desativar o heliponto localizado no Paço Municipal. O local, onde um helicóptero fez um pouso forçado nesta semana, não tinha autorização para funcionamento.

Amaral aproveitou a questão para denunciar que o heliponto localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer também não possui homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para funcionar. “O local não é seguro por ter um adensamento muito grande de pessoas e veículos, o que poderia causar uma tragédia”, escreveu em suas redes sociais.

Em vídeo, o presidente da Goiás Turismo alerta, ainda, que pilotos que pousam no ponto sem autorização legal podem perder as suas respectivas licenças.

Heliponto desativado

Na última sexta-feira (28), o prefeito Rogério Cruz inativou o espaço característico a local de pouso, no jardim do Paço Municipal, por este não ser homologado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como heliponto e, ainda, para coibir o uso irregular da área. O local não era utilizado pela administração, que não dispõe de aeronaves.

Em nota, a administração informou que a decisão foi tomada para resguardar a segurança do prédio e dos servidores, visto que a equipe de vigilância do Paço Municipal percebeu aumento de pousos e decolagens, que poderiam envolver o transporte sem controle de passageiros e cargas.

A medida ocorreu no mesmo dia que um helicóptero teve dificuldades na decolagem no heliponto e precisou fazer um pouso forçado há poucos metros do local. A prefeitura comunicou que a aeronave não tinha como origem nem destino o Paço Municipal, e disse que desconhece a natureza do voo, seus ocupantes e responsáveis.

De acordo com a legislação vigente, para efetuar operação de pouso ocasional com helicóptero, em local não homologado, é necessário autorização formal do responsável pelo local. A atual gestão afirma que não emitiu nenhuma autorização neste sentido.

Leia mais: GoiásFomento promove eventos do Capacita Agro Crédito Rural em municípios do Nordeste Goiano

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -