Usuários do transporte coletivo de Goiânia começaram a receber nesta sexta-feira (19) máscaras do modelo N95 como medida de proteção contra a disseminação do coronavírus. A ação é uma iniciativa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS). Com grande fluxo de pessoas que exercem atividades essenciais, o Terminal das Bandeiras, na região Sudoeste da capital, foi o primeiro local a receber a ação, que é realizada por meio da OVG e pelo GPS.
Em entrevista à imprensa nesta semana, o governador Ronaldo Caiado (DEM) alertou para a importância do item de proteção neste momento. “Vamos sensibilizar as pessoas para que usem, principalmente quando estiverem dentro do ônibus, pois ela consegue vedar e proteger da contaminação do vírus”, disse. A ação faz parte de um pacote de medidas anunciadas pelo Governo de Goiás, na terça-feira (16), que prevê auxílio para micro e pequenos empresários, microempreendedores individuais (MEIs) e autônomos, além de oferta de assistência social às pessoas em situação de vulnerabilidade e recursos para o setor da cultura.
Diretor Administrativo e Financeiro da OVG, Wellington Matos explicou que a ação vai percorrer todos os terminais de ônibus de Goiânia. Segundo ele, neste primeiro momento, são 280 mil máscaras para serem distribuídas. Após sete dias da primeira entrega em cada terminal, equipes da OVG vão retornar aos terminais para dar início a um novo ciclo. “Essa máscara suporta de cinco a sete dias, não pode ser lavada e nem receber álcool em sua camada”, esclareceu.
Leia mais: Após reunião do Comitê de Enfrentamento, Aparecida decide manter escalonamento