O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participaram, nesta segunda-feira (15), do lançamento da pedra fundamental da Casa Ronald McDonald de Goiânia, a primeira da região Centro-Oeste e uma das maiores da América do Sul. O projeto, que tem um investimento de R$ 25 milhões, visa acolher crianças e adolescentes em tratamento oncológico e suas famílias. O governo construirá a casa ao lado do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora). O espaço oferecerá 22 apartamentos mobiliados, refeitório, lavanderia, biblioteca, brinquedoteca e jardins, garantindo acolhimento e conforto às famílias de baixa renda.
O governador Caiado destacou a importância do projeto. Segundo ele, a iniciativa complementa o compromisso do Estado com o atendimento oncológico e com uma estrutura de excelência. “É uma obra para cuidar e curar vidas”, afirmou Caiado, ressaltando que a maior parte dos pacientes atendidos no Cora vem do interior de Goiás.

Modalidade inédita no Brasil
A Casa Ronald McDonald de Goiânia trará uma modalidade inédita no Brasil: o day use. Isso permitirá que as famílias se hospedem durante o dia, mesmo sem necessidade de pernoite, proporcionando um alívio emocional e social durante o tratamento. O projeto também será pioneiro em práticas sustentáveis, sendo a primeira Casa Ronald McDonald no Brasil construída com telhado verde, reuso de água e uso racional de energia, alinhando-se às melhores práticas globais de sustentabilidade.
A CEO do Instituto Ronald McDonald, Bianca Provedel, destacou que a unidade em Goiás será a maior do Brasil e a primeira a integrar o modelo de acolhimento de pacientes, famílias e day use, otimizando a eficiência do atendimento e alcançando um número maior de famílias.
Leia Mais: Retirada de medicamentos no Juarez Barbosa passa a ser feita exclusivamente na data agendada a partir de 2026
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Versatilidade da nova estrutura
O secretário da Saúde de Goiás, Rasível Santos, enfatizou a versatilidade da nova estrutura, dizendo que ela será “a casa mais moderna do planeta”, com diversos serviços oferecidos também para quem mora em Goiânia e na região metropolitana. O diretor técnico do Cora, Mário de Paulo, afirmou que o apoio familiar é fundamental no tratamento de câncer, e a chegada da Casa Ronald McDonald proporcionará um espaço adequado para as famílias.
Patrocinadores como a MBRF e a rede Arcos Dorados também comemoraram o projeto. Eles veem a iniciativa como reflexo do compromisso com causas sociais e com o bem-estar das famílias em tratamento.
A vice-prefeita Coronel Cláudia Lira destacou o impacto emocional da Casa Ronald McDonald nas famílias. Segundo ela, o espaço oferecerá cuidado, esperança e humanidade em momentos difíceis.



